O independente José Carlos Barros é o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP pelo círculo eleitoral de Faro, para as próximas Eleições Legislativas. O candidato a deputado é o atual presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, sendo que, na sua carreira política, chegou a ser assessor no governo de António Guterres.
José Carlos Barros, que tem formação em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, nasceu em Boticas em 1963, mas vive atualmente em Vila Nova de Cacela.
Entre 1991 e 1997, foi técnico superior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e da direção Regional do Ambiente do Algarve. Depois, em Novembro de 1997, assumiu o cargo de Assessor do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente (Elisa Ferreira), no Governo do socialista António Guterres.
Em Janeiro de 2000, tornou-se diretor de Serviços da Natureza, Educação Ambiental e Consumo, da Direção Regional do Ambiente do Algarve.
No mesmo ano, foi nomeado diretor do Parque Natural da Ria Formosa e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, tendo ainda sido responsável pela gestão da Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António.
Foi ainda Chefe de Divisão do Ordenamento do Território na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entre Maio e Outubro de 2005.
Entre 2005 e 2013, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, presidida por Luís Gomes, que também preside ao PSD Algarve. Desde Outubro de 2013, que é presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António.
Na iniciativa privada, José Carlos Barros é proprietário da Casa de Cacela, uma das mais antigas unidades de agroturismo do concelho de Vila Real e do Algarve.
O candidato a deputado é também escritor e foi diretor da revista SUL entre 1998 e 2004. José Carlos Barros tem mais de dez livros editados, entre os quais «Um Amigo Para o Inverno», que foi finalista do prémio Leya.
Foi ainda vencedor dos prémios literários como o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, o Prémio Guerra Junqueiro, o Prémio Literário da Vila de Fânzeres ou o Prémio de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves.
José Carlos Barros é também o autor da letra do Hino do Algarve.
O nome do cabeça de lista foi hoje anunciado em comunicado pela coligação “Portugal à Frente”. Os restantes membros da lista serão decididos e anunciados, provavelmente no dia 30 de Julho, depois de as estruturas distritais se reunirem individualmente com a Comissão Nacional. Nos termos do acordo da Coligação Portugal à Frente, cabe ao PSD indicar os cabeças de lista.
Lista de cabeças de lista da coligação Portugal à Frente:
Aveiro – Luís Montenegro
Beja – Nilza Sena
Braga – Jorge Moreira da Silva
Bragança – Adão Silva
Castelo Branco – Manuel Frexes
Coimbra – Margarida Mano (Independente)
Évora – António Costa da Silva
Faro – José Carlos Barros (Independente)
Guarda – Carlos Peixoto
Leiria – Teresa Morais
Lisboa – Pedro Passos Coelho
Portalegre – Cristóvão Crespo
Porto – José Pedro Aguiar Branco
Santarém – Teresa Leal Coelho
Setúbal – Maria Luís Albuquerque
Viana do Castelo – Carlos Abreu Amorim (Independente)
Vila Real – Luís Ramos
Viseu – António Leitão Amaro
Europa – Carlos Gonçalves
Fora da Europa – José Cesário
Nos círculos eleitorais dos Açores e Madeira, o PSD e o CDS-PP concorrem separadamente:
Açores:
PSD – Berta Cabral
Coligação CDS-PP/PPM – Félix Rodrigues
Madeira:
PSD – Sara Madruga da Costa
CDS-PP – José Manuel Rodrigues