Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Finalmente há fumo branco: José Pedro Caçorino, líder regional do CDS e atual vereador eleito pela coligação «Servir Portimão», será o cabeça de lista da recém formada coligação PSD/CDS (ou CDS/PSD…) candidata à Câmara Municipal de Portimão nas Eleições Autárquicas do próximo Outono.

O acordo de coligação foi firmado este fim de semana, em mais uma reunião entre as Comissões Políticas Distritais de Faro do PPD/PSD e do CDS/Partido Popular.

Além de Portimão, haverá ainda candidaturas conjuntas dos dois partidos em nove outros concelhos algarvios: Faro, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Vila do Bispo.

Mas o caso mais difícil foi mesmo o de Portimão, onde as negociações entre PSD e CDS, com muitos avanços e recuos, se estenderam ao longo de mais de um ano, como o Sul Informação foi dando conta.

No entanto, enquanto David Santos, presidente da Distrital do PSD/Algarve, se mostra ainda cauteloso nas palavras e, em declarações ao nosso jornal, esta manhã, apenas confirmou a assinatura do acordo de coligação, acrescentando que «os nomes e as listas são a fase que se vai iniciar agora», José Pedro Caçorino, também contactado, confirma que ele próprio será o candidato à Câmara de Portimão pela nova coligação.

Para a Assembleia Municipal, o cabeça de lista poderá ser o jovem Carlos Gouveia Martins, presidente da Juventude Social Democrata (JSD) no Algarve e filho de um histórico do PSD portimonense, Carlos Martins.

Mas isso ainda não está fechado a 100%: David Santos não fala em nomes, enquanto Caçorino salienta que «compete agora ao PSD indicar um nome para liderar a lista candidata à Assembleia Municipal».

Apesar das reticências do presidente do PSD/Algarve em anunciar o líder regional do CDS como candidato à Câmara de Portimão, a verdade é que os centristas já tinham feito saber que só aceitariam a coligação com os social-democratas se o seu líder, o portimonense José Pedro Caçorino, fosse o número 1 da lista. Deste modo, esse foi o cenário já negociado entre as duas forças políticas.

Recai agora sobre os ombros de Caçorino a responsabilidade de tentar alcançar um resultado ainda melhor que o das Autárquicas de 2013, quando a coligação «Servir Portimão», que integrava sobretudo CDS, independentes e descontentes do PSD, foi a segunda força política mais votada.

De acordo com o comunicado conjunto das Distritais dos dois partidos, «na sequência de um trabalho de colaboração política permanente entre as estruturas concelhias e distritais de ambos os partidos, foi possível chegar a um acordo global de coligação para as eleições autárquicas que irão realizar-se no Outono de 2017».

«O acordo alcançado surgiu como resultado de uma visão conjunta dos dois partidos em relação aos problemas e desafios que as populações dos referidos concelhos enfrentarão durante os próximos quatro anos, constituindo igualmente um compromisso empenhado dos seus dirigentes, candidatos, militantes e apoiantes na construção consensual e participada de projectos políticos abrangentes, focados na resolução dos problemas dos eleitores e na construção de soluções governativas sólidas», acrescenta o comunicado assinado por David Santos, presidente da Distrital do PSD, e José Pedro Caçorino, presidente da Distrital do CDS.

No quadro do acordo de coligação agora obtido, os dois partidos «comprometeram-se expressamente a promover a articulação democrática de posições conjuntas dos respetivos eleitos locais, nos vários órgãos autárquicos (Executivos das Câmara Municipais e Juntas de Freguesia, Assembleias Municipais e de Freguesia), com a coordenação do partido maioritário em cada um dos órgãos».

Outro compromisso é o de «assumir, na AMAL, Assembleia Intermunicipal e noutros organismos/instituições onde ambos os partidos sejam chamados a votar, posições e propostas concertadas, comprometendo-se a apresentar candidaturas conjuntas aos mesmos», bem como «procurar alargar o acordo celebrado a outras forças políticas, a Independentes e a outras forças da sociedade civil».

 

Clique aqui para ver o Mapa Interativo (e em atualização constante) com todos os candidatos já anunciados às Câmara do Algarve

sulinformacao

Também poderá gostar

portimonense sporting

Portimonense esteve quase a fazer história em Alvalade

Expulsão de Pedro Sá foi um dos lances determinantes
antiga pedreira loule lixeira (1)

PSD critica não suspensão do PDM, Aleixo reafirma que “lixeira” não avança

Recomendação da suspensão do PDM foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal do passado
Portimonense 3 -Torreense 2- Liga Placard - 14ª Jornada (26-12-2021) 63

Portimonense recebe prenda de Natal com vitória frente ao Torreense

Sul Informação acompanhou a partida