Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O deputado social-democrata Mendes Bota questionou o Ministério das Finanças sobre o futuro dos pequenos agricultores perante as alterações previstas no Código do IVA que põem fim à isenção do imposto na agricultura.

Num requerimento entregue na Assembleia da República, o parlamentar eleito pelo círculo de Faro alerta para “o eventual abandono da agricultura, motivado pelas complicações que as novas exigências declarativas fiscais irão impor aos pequenos agricultores a partir do dia 01 de abril”.

“As novas exigências poderão levar muitos pequenos proprietários, designadamente no mercado dos frutos secos, a optar por abandonar a produção nas árvores”, advertiu Mendes Bota no documento.

Para o deputado, o futuro da “microagricultura ou agricultura informal” fica comprometido por força da Lei do Orçamento do Estado para 2013, que determina que a partir de 1 de abril termine a isenção de IVA (imposto sobre o valor acrescentado) para as atividades agrícolas, “tornando a agricultura um setor sem qualquer exceção relativamente às restantes atividades”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Cristóvão Norte é o candidato da coligação “Faro no Rumo Certo” à Assembleia Municipal

Cristóvão Norte vai ser o cabeça de lista da coligação Faro no Rumo Certo

Sul Informação

PSD/Algarve diz que se vai passar do «grande ao enorme» com a criação do CHUA

O PSD/Algarve defendeu esta sexta-feira, dia 21 de Julho, que a criação do Centro

Sul Informação

Isilda Gomes apresenta lista que afasta Ana Fazenda, mas integra antigos vereadores do PSD

As listas do PS para a candidatura aos órgãos autárquicos – Câmara, Assembleia Municipal