Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

paulo sáUma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, reuniu-se a 26 de outubro, com a União de Sindicatos do Algarve, com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e ainda com o Sindicato dos Professores da Zona Sul.

Na reunião com a União de Sindicatos, foi analisada a situação económica e social no Algarve, com particular incidência no «sério problema» de desemprego que assola a região.

Segundo os comunistas, «o elevado nível de desemprego, conjugado com os baixos salários, a precariedade laboral e os salários em atraso, traduz bem o acelerado empobrecimento geral da população e a destruição da atividade económica na região algarvia, resultantes das medidas impostas no âmbito do Programa da Troica assumido com o FMI, a União Europeia e o Banco Central Europeu».

Objeto de análise foi também a degradação dos direitos laborais e a fragilização das relações de trabalho, que se traduzem, em particular, «no aumento do número de trabalhadores que circulam entre o desemprego e contratos de trabalho de natureza precária e no número de contratos de trabalho de curta ou muito curta duração, na utilização abusiva de estagiários no preenchimento de postos de trabalho permanentes, no recurso a contratos de emprego e inserção e nos salários em atraso».

Os participantes no encontro convergiram na opinião de que «é necessária uma política de valorização do trabalho e dos trabalhadores e de combate ao desemprego e à precariedade laboral, que abra caminho ao desenvolvimento económico, ao progresso social e à elevação das condições de vida dos trabalhadores».

Na reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, a delegação do PCP inteirou-se das propostas reivindicativas dos trabalhadores da Administração Pública, que os comunistas dizem estar a ser «duramente atingidos pelas medidas de austeridade impostas pelo Governo PSD/CDS, nomeadamente no que diz respeito aos salários e pensões, aos horários, às férias e feriados e ao emprego».

Foram ainda passados em revista problemas específicos dos trabalhadores da Administração Pública no Algarve, tendo a delegação do PCP assumido o compromisso de questionar o Governo sobre essas matérias por intermédio do seu Grupo Parlamentar.

Por fim, na reunião como o Sindicato dos Professores da Zona Sul, a delegação do PCP inteirou-se das doze medidas de concretização imediata a apresentar, pela FENPROF, aos grupos parlamentares e ao governo constituídos na sequência das eleições de 4 de outubro, assim como dos três eixos fundamentais de ação reivindicativa desta estrutura sindical representativa dos professores e educadores.

Também aqui a delegação do PCP se comprometeu a questionar o Governo sobre os problemas concretos do setor da Educação.

Na próxima semana, o PCP continuará esta ronda de reuniões com sindicatos representativos dos trabalhadores de diversos setores de atividade.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Assembleia da República aprova Projeto de Resolução do PCP sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, dia 23, o Projeto de Resolução nº

Sul Informação

Apresentação pública dos candidatos da CDU a Tavira realiza-se a 23 de Junho

A apresentação pública dos candidatos da CDU aos órgãos municipais de Tavira realiza-se no

Sul Informação

Governo anuncia medidas para atenuar insucesso escolar em escola de Santa Bárbara de Nexe

O Governo garante que irá permitir à escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe