O PS foi o partido mais votado nas Eleições Europeias, ainda que não tenha conseguido destacar-se. Segundo os resultados até agora apurados (houve 12 boicotes, um deles na Ilha da Culatra e faltam dados de duas freguesias de Vila Real), os socialistas obtiveram 31,46 por cento dos votos, com a Aliança Portugal, que junta o PSD e o CDS-PP a arrecadar 27,71 por cento dos votos.
Confirma-se ainda a subida da CDU, que é a terceira força política com mais votos e a surpresa MPT, que irá eleger pelo menos um eurodeputado, neste caso, Marinho Pinto. Já o BE desceu de 3ª para 5ª força mais votada e só deverá ver eleita Marisa Matias.
Perto da 1 hora desta segunda-feira, só estão atribuídos 17 dos 21 mandatos. A distribuição, nessa altura, era: Ps – 7 mandatos; PSD/CDS – 6 mandatos; PCP/PEV – 2 mandato; MPT – 1 mandato; e BE – 1. A abstenção, como se previa, foi esmagadora, com cerca de 66 por cento dos votantes a não comparecer nas urnas, ou seja, dois terços dos eleitores.
O que é já certo é que o candidato algarvio a Eurodeputado Mendes Bota não será eleito, já que ocupa o nono lugar da lista da coligação «Aliança Portugal», que na melhor das hipóteses, irá eleger 7 elementos para o Parlamento Europeu.