O PSD de Portimão quer saber que resposta deu a Câmara Municipal aos moradores do Rasmalho, que entregaram na autarquia uma carta e abaixo assinado sobre a falta de uma rede de esgotos naquela localidade do concelho e freguesia de Portimão.
Os social-democratas portimonenses, que visitaram o Rasmalho, onde falaram com diversos residentes, pretendem ainda saber quando será feita a «intervenção da Câmara Municipal de Portimão, via EMARP, no aumento da Rede de Esgotos do Concelho, incluindo a localidade do Rasmalho» e se a autarquia «efetuou alguma candidatura a Fundos Comunitários para a realização desta ou outra obra do género no Concelho».
Helder Renato Rodrigues, presidente do PSD/Portimão, disse ao Sul Informação que este partido remeteu estas e outras questões à Câmara Municipal, ao abrigo do Estatuto de Direito de Oposição, solicitando «um conjunto de informações que poderão ser relevantes para a resolução desta situação».
Este dirigente partidário salientou a contradição da falta de rede de esgotos no Rasmalho, quando, bem perto da povoação, passa o coletor da empresa Águas do Algarve, «existente e em funcionamento junto àquela localidade» e que «transporta águas residuais domésticas de outros locais, mas não desta e de residências que fazem parte desta zona do Concelho».
O PSD acrescenta que «apenas será autorizada a ligação [à conduta coletora] de coletores de águas residuais camarárias, não sendo permitida a ligação de quaisquer ramais domiciliários à rede de drenagem “em alta”, propriedade da Águas do Algarve, e que todas estas ligações deverão ser submetidas à aprovação prévia dessa empresa».
Por outro lado, estas futuras ligações «deverão ser pedidas mediante a apresentação de Memória Descritiva e Justificativa, incluindo plantas à escala dos projetos e respetivos pormenores (escala 1:20 ou 1:50), incluindo levantamento topográfico da zona e perfil correspondente com cotas de ligação, abrangendo o intercetor a ligar e a caixa da Águas do Algarve existente, em formato digital e papel».
Por isso, a concelhia dos social-democratas questiona ainda a Câmara de Portimão, ou a empresa municipal EMARP, sobre «se já elaborou ou solicitou via “outsourcing” os projetos necessários da Rede de Saneamento do Rasmalho, cumprindo o solicitado pelas Águas do Algarve».