A Câmara de Monchique decretou dois dias de luto municipal pela morte de José de Sousa Chaparro, antigo presidente da Assembleia Municipal (1979-1982) e ex-vereador da Câmara Municipal de Monchique em diversos mandatos, desde 1976.
O luto municipal cumpriu-se ontem e continua hoje, dia 23 de Novembro, com a colocação da bandeira do município a meia haste.
A Nota de Pesar feita pelo presidente da Câmara Rui André classifica José Chaparro como «um ilustre monchiquense», que «sempre demonstrou um grande sentido de responsabilidade, dedicação e colaborante com o Município de Monchique, independentemente das suas responsabilidades políticas, interessado e empenhado na resolução dos reais problemas do concelho».
Segundo a Nota de Pesar, José Chaparro desempenhou «de forma empenhada um papel fundamental no desenvolvimento social e do tecido associativo, tendo ainda uma intervenção ao nível económico pela sua visão de futuro e manifesto empreendedorismo».
«José de Sousa Chaparro, durante toda a sua vida de Homem íntegro, serviu a nossa comunidade por diversas ocasiões, destacando-se a coragem e responsabilidade de fazer parte do grupo de responsáveis políticos num dos períodos mais conturbados, mas também mais intensos na nossa vida democrática, aquando dos ténues passos da vida democrática, sendo reforço ativo na implantação da Democracia no Poder Local nacional e no de Monchique em particular», acrescenta o autarca Rui André na sua nota.
Por isso, conclui o atual presidente da Câmara, «as suas qualidades humanas excecionais e entrega sem denegação à causa pública merecem o público reconhecimento de toda a comunidade de Monchique nestes dias de luto e pesar».