Quinze militares do Comando Territorial de Faro da GNR terminaram hoje uma ação de formação de iniciação em língua gestual portuguesa. A formação começou em janeiro e foi ministrada a militares que integram secções de programas especiais e que interagem diariamente com as populações mais vulneráveis no distrito de Faro.
Segundo a GNR, «a formação, desenvolvida em parceria com a Gestinesquecível – associação de inclusão de surdos na sociedade, teve a duração de 36 horas e permitiu dotar os militares de conhecimentos elementares de língua gestual portuguesa, possibilitando-lhes agora comunicar de forma simples e em contextos básicos, compreendendo e atendendo algumas situações de emergência pelo interlocutor surdo».
A formação terminou hoje com a entrega dos certificados de formação aos militares.
A GNR relembra a existência do serviço «SMS Segurança», um sistema informático de receção de SMS, implementado em 2008, em parceria com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, que permite a pessoas surdas ou com dificuldades auditivas enviar mensagens escritas em caso de emergência, de qualquer ponto do país, a pedirem socorro através do envio de um SMS para o número 96 10 10 200.