O Sul Informação vai iniciar amanhã a publicação da coluna semanal do professor António Covas, da Universidade do Algarve, com o título genérico «Crónicas do Sudoeste Peninsular».
Depois de algumas colaborações esporádicas com o Sul Informação, enquanto colunista, esta série de crónicas marca o estreitamento da colaboração entre o nosso jornal e uma das pessoas que mais (e melhor) pensa as questões da Europa das Regiões no nosso país.
Explicando o que serão estes artigos, o professor António Covas sublinha: «as minhas áreas de interesse são a União Europeia e a Europa das Regiões, as relações peninsulares e as eurorregiões e as eurocidades, os territórios e o mundo rural e ainda as relações mediterrânicas, a CPLP e o espaço atlântico. Ora, a “grande região do sudoeste peninsular”, entre a área metropolitana de Lisboa e a área metropolitana de Sevilha, é uma síntese de todas estas relações complexas. Estou convencido, por isso, de que se justifica uma coluna semanal de opinião sobre estes assuntos que eu designaria de “Crónicas do Sudoeste Peninsular”, onde cabem não apenas os problemas de proximidade da Eurocidade do Baixo Guadiana como os problemas politicamente sensíveis das relações euroatlânticas».
António Covas é professor catedrático da Universidade do Algarve, doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade Livre de Bruxelas. Entre muitas outras coisas, foi o responsável científico pelo muito falado Projecto de Querença, uma experiência piloto no âmbito do desenvolvimento rural e sustentável que levou jovens empreendedores ao interior algarvio.
A última obra do professor António Covas sobre estas matérias foi publicada este Verão, com o título «A contingência europeia», e trata das linhas de fratura atuais do projeto europeu e da sua eventual transição para a união política.