As eleições presidenciais deste domingo são disputadas por dez candidatos, um recorde neste tipo de sufrágio em democracia, já que o máximo foi de seis em 1980, em 2006 e 2011.
Segue-se a lista dos candidatos e principais dados biográficos:
HENRIQUE NETO
Henrique Neto, 79 anos, foi o primeiro a anunciar a candidatura, a 25 de março de 2015.
Militante e antigo deputado do PS, não conta com o apoio expresso de qualquer partido, tendo o secretário-geral socialista, António Costa, classificado a sua candidatura como “indiferente”.
Conta, entre os apoiantes, com os ex-ministros Luís Campos e Cunha, João Salgueiro e Mira Amaral, o ex-líder do CDS José Ribeiro e Castro e o economista Medina Carreira.
NOME: Henrique José de Sousa Neto
DATA DE NASCIMENTO: 27 de abril de 1936
NATURALIDADE: Nasceu em Lisboa
PROFISSÃO: Empresário, cofundador da empresa Iberomoldes
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Participou na campanha presidencial do general Humberto Delgado, em 1958, e foi membro da comissão de honra da candidatura presidencial de Mário Soares, em 2006. Pertenceu ao MUD (Movimento de Unidade Democrática) Juvenil e ao PCP, que deixou em 1975. Deputado pelo PS entre 1995 e 1999. Integrou a Comissão Política Nacional do PS durante a liderança de António Guterres e foi uma das vozes críticas internas durante a liderança de José Sócrates.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: No plano internacional, Winston Churchill e o economista norte-americano John Kenneth Galbraith. No plano nacional, o padre António Vieira e José Henriques Vareda, advogado de Leiria.
CANDIDATA-SE PORQUE: “Todos os candidatos que estão nos jornais todos os dias são candidatos do sistema, foram ministros, primeiros-ministros. Tenho dúvidas de que, sendo do sistema, tenham a coragem, resistência necessária, para fazer as mudanças de que o país precisa (…). Esta, asseguro-vos, surge limpa de qualquer compromisso. Se fizermos coisas bem feitas, são da nossa responsabilidade, se fizermos coisas mal feitas, são da nossa responsabilidade”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: www.henriquenetopresidente2016.pt
MARCELO REBELO DE SOUSA
Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, anunciou que se candidata a Presidente da República a 09 de outubro, e o PSD e o CDS-PP recomendaram o voto no seu nome.
Entre 1996 e 1999, foi presidente do PSD.
Além da liderança do partido e da experiência autárquica, não só em Lisboa, como em Cascais e Celorico de Basto, foi deputado à Assembleia Constituinte, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do VIII Governo Constitucional, vice-presidente do Partido Popular Europeu entre 1997 e 1999 e é membro do Conselho de Estado há quase dez anos.
NOME: Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa
DATA DE NASCIMENTO: 12 de dezembro de 1948
NATURALIDADE: Lisboa
PROFISSÃO: Professor catedrático, jurisconsulto, comentador político
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Deputado à Assembleia Constituinte (1975), Presidente do PSD (1996/1999), ministro dos Assuntos Parlamentares (1992), Eurodeputado (1997) e Conselheiro de Estado 2000/2001.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Considera que foram marcantes para si Thomas More, Winston Churchill, Papa João XXIII, Padre António Vieira, Padre Abel Varzim, Francisco Sá Carneiro.
CANDIDATA-SE PORQUE: “Cumprirei o meu dever moral de pagar a Portugal o que Portugal me deu.”
PÁGINA DA CANDIDATURA: www.juntosporportugal.pt
CÂNDIDO FERREIRA
O médico Cândido Ferreira, 66 anos, apresentou a sua candidatura a 25 de abril.
O antigo presidente da Federação de Leiria do PS não conta com o apoio expresso de qualquer partido.
NOME: Cândido Manuel Pereira Monteiro Ferreira
DATA DE NASCIMENTO: 07 de abril de 1949
NATURALIDADE: Cantanhede (Coimbra)
PROFISSÃO: Médico nefrologista
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Filiou-se no PS em 1974, partido que viria a abandonar em 2011. Em 1976, foi mandatário para a juventude do general Ramalho Eanes, candidato à presidência da República. Presidiu à Federação de Leiria do PS entre 1991 e 1995.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Luís de Camões, Antero de Quental, Mário Soares e Manuel de Arriaga e entre os estrangeiros o filósofo Sócrates, Jesus Cristo, Bertrand Russell e Noam Chomsky.
CANDIDATA-SE PORQUE: “Nunca tantos portugueses sofreram tanto às mãos de tão poucos e sem que o Presidente da República alguma vez tivesse tomado alguma atitude firme em prol do nosso povo”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: www.facebook.com/candidomanuel.ferreira
MARISA MATIAS
Marisa Matias, 39 anos, é apoiada pelo Bloco de Esquerda, e anunciou a candidatura a 18 de outubro.
Entre os apoios fora do partido, Marisa Matias conta com o do fundador do PS, atualmente desfiliado, Alfredo Barroso, e nomes ligados à cultura como António Capelo, Ana Deus, Miguel Guedes, Carlos Mendes e Mário Moutinho.
NOME: Marisa Isabel dos Santos Matias
DATA DE NASCIMENTO: 20 de fevereiro de 1976
NATURALIDADE: Coimbra
PROFISSÃO: Socióloga
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Desde cedo que se envolveu em causas estudantis e cívicas, tendo sido mandatária nacional do “Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim”, aquando do referendo nacional pela despenalização do aborto em 2007. Em 2009, foi eleita pela primeira vez eurodeputada do BE, cargo para o qual foi reeleita em 2014, quando foi cabeça de lista do partido nessas eleições.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: No plano internacional, ex-Presidente da África do Sul Nelson Mandela e, no plano nacional, a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal, Maria de Lourdes Pintasilgo, e o ex-eurodeputado e fundador do BE Miguel Portas, que morreu em 2012.
CANDIDATA-SE PORQUE: “Num Palácio de Belém que cheira a bafio vai ser preciso abrir as janelas para entrar ar fresco. É a força da democracia que as vai abrir. É a vossa força”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: http://marisa2016.net/
PAULO DE MORAIS
Paulo de Morais, 52 anos, foi o primeiro candidato às eleições presidenciais a oficializar a corrida eleitoral junto do Tribunal Constitucional, escolhendo simbolicamente o dia 01 de dezembro.
O professor universitário foi vice-presidente pelo PSD na Câmara Municipal do Porto e, nos últimos anos, tornou-se conhecido pelo combate contra a promiscuidade entre a política e os negócios e por denunciar casos de corrupção.
NOME: Paulo Alexandre Baptista Teixeira de Morais
DATA DE NASCIMENTO: 22 de dezembro de 1963
NATURALIDADE: Viana do Castelo
PROFISSÃO: Professor Auxiliar
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Paulo Morais tem um percurso académico e entre 2002 e 2005 foi vice-presidente pelo PSD na Câmara do Porto, liderada por Rui Rio, ficando com a tutela da habitação e da ação social. A 14 de março deste ano, suspendeu o mandato de vice-presidente da direção da associação cívica Transparência e Integridade, que exercia desde 2010. É presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal-Moçambique desde 2011, e foi tesoureiro da CNIS (Conferência Nacional das Instituições de Solidariedade) de 1996 a 1999.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: A nível nacional D. João II e Marquês de Pombal, na atualidade Francisco Sá Carneiro e o general Pires Veloso. No plano internacional, Dalai Lama, o papa Francisco e Gandhi.
CANDIDATA-SE PORQUE: “Procurei ao longo da minha vida denunciar, combater e atuar contra esse benefício de privados em detrimento do interesse de todos. Fi-lo enquanto dirigente partidário, no exercício de cargos públicos, nas minhas iniciativas de participação cívica na vida política portuguesa. Fá-lo-ei enquanto Presidente da República, num exercício de independência que sempre pautou a minha presença na vida pública”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: http://www.paulodemorais2016.com/
SAMPAIO DA NÓVOA
António Sampaio da Nóvoa, 61 anos, confirmou a 18 de abril que iria ser candidato à Presidência da República. Apresentou a candidatura a 29 de abril, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
É apoiado pelos anteriores presidentes da República António Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e Mário Soares e por vários socialistas como o atual presidente do PS, Carlos César.
Foi tratado como “amigo de longa data do PS” pelo secretário-geral dos socialistas, António Costa, que em agosto declarou: “Já há um candidato assumido e próximo da família socialista”.
Confrontado, entretanto, com a candidatura da socialista Maria de Belém, o PS optou por conceder liberdade de voto aos seus militantes na primeira volta das presidenciais.
NOME: António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa
DATA DE NASCIMENTO: 12 de dezembro de 1954
NATURALIDADE: Nasceu em Valença
PROFISSÃO: Professor catedrático
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Reitor da Universidade de Lisboa. Consultor para a educação do Presidente da República Jorge Sampaio.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Declara admiração pelos mandatos presidenciais de Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.
CANDIDATA-SE PORQUE: “O que faz falta, o que nos faz falta, é uma outra visão, uma outra ideia do que pode ser Portugal no século XXI. É em nome desse outro projeto, desse outro destino, que venho aqui, hoje, declarar-vos solenemente, e declarar a todo o país, que sou candidato a Presidente da República. Não venho para deixar tudo na mesma. Venho para juntar os portugueses em torno de um projeto de mudança, para restaurar a confiança na nossa democracia e no nosso futuro. Com esperança. Com determinação. Com a coragem que os portugueses sempre revelaram nos momentos mais difíceis da sua história”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: http://www.sampaiodanovoa.pt
VITORINO SILVA (TINO DE RANS)
Vitorino Silva, 44 anos, escolheu a Escada das Verdades, no Porto, para anunciar a sua candidatura a Presidente da República, em outubro. Casado e com uma filha, Tino de Rans é o sexto de oito irmãos.
É calceteiro, profissão que iniciou aos 15 anos, em Mogadouro, Bragança.
Aos 22 anos, foi eleito presidente da junta de freguesia de Rans mas ficou conhecido a nível nacional por um discurso que fez no XI Congresso do Partido Socialista, em 1999, que pôs os militantes e dirigentes a rir.
Participou nos reality-shows da TVI Quinta das Celebridades e Big Brother e no programa “Noites Marcianas”, da SIC, escreveu um livro, “De palanque em palanque”, e editou várias músicas.
NOME: Vitorino Francisco da Rocha e Silva
DATA DE NASCIMENTO: 19 de abril de 1971
NATURALIDADE: Nasceu na freguesia de Rans, concelho de Penafiel, no distrito do Porto
PROFISSÃO: Calceteiro
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Presidente da Junta de freguesia de Rans, concelho de Penafiel
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: A nível nacional, o candidato declara admiração pelo antigo bispo de Setúbal, Manuel Martins, enquanto internacionalmente destaca o grupo de estudantes que em 1989 se reuniu em protesto na praça de Tiananmen, em Pequim, capital chinesa, e “teve a coragem” de enfrentar os tanques do exército.
CANDIDATA-SE PORQUE: Quer “devolver a alegria e dignidade que tiraram ao povo português, para que as pessoas se sintam pessoas e não números” e apresenta-se como “um homem livre que não está hipotecado às máquinas”. “A minha visão de país é a de um país com dignidade, que cumpra os acordos europeus e internacionais mas que defenda em primeiro lugar os interesses dos portugueses, como tal, não podemos dizer sim a tudo. Assumo a minha candidatura como a candidatura de todos os portugueses, incluindo aqueles que não votam e, por isso, quero que Belém seja o palácio que representa o povo português”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: Não disponível.
JORGE SEQUEIRA
Jorge Sequeira, 49 anos, apresentou a sua candidatura a Presidente da República a 23 de julho em Vila Nova de Gaia, declarando que não está “preso” a nenhum partido, tendo como lema “Portugal como nós”.
NOME: Jorge Manuel Pais Seara Rodrigues Sequeira
DATA DE NASCIMENTO: 21 de janeiro de 1966
NATURALIDADE: Nasceu em Tabuaço, região do Douro, distrito de Viseu
PROFISSÃO: Psicólogo e empresário
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Provedor do Adepto pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Em Portugal é a Alma Lusitana que mais o influencia, sendo a fadista Amália uma das suas referências, a par de José Mourinho e da dona Fernanda, que “todos os dias tem de atravessar o rio Tejo, ganha 500 euros por mês, consegue alimentar dois filhos e vive com dignidade”.
CANDIDATA-SE PORQUE: “São as pessoas que estão indignadas com uma classe política que não tem sido representante dos seus anseios. (…) Em vez de termos sempre um discurso de contra os outros [referindo-se aos governantes] porque é que nós não devemos sair da cadeira? A sociedade civil, a sociedade não política, tem pessoas extremamente competentes. A meritocracia deveria ser o aspeto mais relevante a ter em conta quando se quer gerir um país”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: http://www.jorgesequeirapresidente.pt/
EDGAR SILVA
Edgar Silva, 53 anos, foi anunciado como candidato presidencial apoiado pelo PCP a 08 de outubro.
Ex-padre católico na Madeira, distinguiu-se enquanto e ativista contra a exploração infantil na zona do Funchal.
Tem diversos apoios ligados à Igreja como a ex-provedora da Casa Pia Catalina Pestana, entre outros.
NOME: Edgar Freitas Gomes Silva.
DATA DE NASCIMENTO: 25 de setembro de 1962.
Naturalidade: Funchal.
PROFISSÃO: professor
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: licenciou-se em teologia pela Universidade Católica e exerceu o sacerdócio na Madeira, destacando-se em iniciativas sociais como o Movimento de Apoio à Criança ou a Escola Aberta. Deu aulas na Universidade Católica do Funchal e foi deputado da Assembleia Regional da Madeira. Tornou-se membro do PCP em 1998 e integrou o Comité Central comunista em 2000, sendo responsável pela organização do partido naquela região autónoma.
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Álvaro Cunhal, Hélder Câmara (chamado de ‘O bispo vermelho’ um dos nomes da Teologia da Libertação) e Ignacio Ellacuría (padre jesuíta assassinado na sua Universidade em El Salvador).
CANDIDATA-SE PORQUE: “É preciso afirmar Abril, através de um Presidente da República capaz de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: http://edgarsilva2016.pt
MARIA DE BELÉM
Maria de Belém Roseira, 66 anos, anunciou a sua candidatura a 17 de agosto e é uma das duas mulheres que vão disputar as eleições presidenciais.
Ex-presidente do PS e antiga ministra de governos socialistas, não tem o apoio expresso do partido, o qual deu liberdade de voto aos militantes.
Maria de Belém Roseira conta, contudo, entre os seus apoiantes com várias figuras ligadas ao PS, como o presidente honorário Almeida Santos, falecido durante a campanha eleitoral, Jorge Coelho, Alberto Martins, Manuel Alegre, Vera Jardim e Marçal Grilo.
Personalidades como Vítor Melícias, Simonetta Luz Afonso e Júlio Machado Vaz são outros dos seus apoiantes.
NOME: Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina
DATA DE NASCIMENTO: 28 de julho de 1949
NATURALIDADE: Porto
PROFISSÃO: Jurista
PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1988 a 1992), administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia (1992 a 1995), ministra da Saúde (1995 a 1999), ministra para a Igualdade (1999 a 2000), deputada eleita pelo PS (1999 a 2015), presidente do Partido Socialista até 28 de novembro (2011 a 2014).
PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: A nível internacional, Ghandhi e Mandela e, atualmente, o papa Francisco. Em termos nacionais, Maria de Lurdes Pintasilgo.
CANDIDATA-SE PORQUE: “Portugal precisa de um Presidente que saiba ser independente, saiba interpretar a vontade do povo e dar voz às pessoas mais frágeis da nossa sociedade”.
PÁGINA DA CANDIDATURA: http://belem2016.pt