Loulé, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira são os representantes algarvios na Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza de 16 a 22 de Setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade engloba três tipos de iniciativas: a realização de atividades que promovam a utilização de meios de transporte coletivos ou não poluentes; a adoção de medidas permanentes, por parte dos municípios, que também potenciam a utilização de meios de transporte coletivos ou não poluentes; e a adesão ao “Dia Europeu sem Carros”, que se realiza dia 22.
Dos seis municípios algarvios, quatro vão ter todas as iniciativas: Loulé, Lagoa, Portimão e Lagos. Já Faro e Tavira adotam apenas uma.
Loulé:
Loulé, além do “Dia Europeu sem Carros”, que vai fechar a Praça da República, por 8 horas, ao trânsito motorizado, terá, no dia 16 de Setembro, a iniciativa “Park(ing) Day”.
Esta passa pelo encerramento da Avenida José da Costa Mealha, das 18h00 às 23h00, «com a ocupação dos lugares de estacionamento com atividades, exposição e demonstração de diversos produtos e serviços com ligação à temática da mobilidade inteligente, modos de vida saudáveis e sustentabilidade ambiental», segundo adianta a Câmara de Loulé.
Já para dia 20 está agendada uma ação de formação, com o nome “Dimensionamento de Espaço Público para uma mobilidade sustentável”, no Centro Autárquico de Quarteira, das 9h30 às 13h00.
Por fim, no dia 21, haverá o seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, das 14h30 às 18h30, seguido, no dia 22, da iniciativa “Dia 100 bicicletas na Escola”, dirigida a todos os estudantes do concelho.
No que toca à implementação de medidas permanentes, o município de Loulé adotou, durante este ano, medidas como a promoção do uso das bicicletas pelos jovens ou a compra de autocarros elétricos.
Lagoa:
Lagoa, à semelhança de Loulé, vai aderir às três iniciativas. No dia 16 de Setembro, o “Park(ing) Day” convidará artistas, designers e cidadãos a transformar lugares de estacionamento em pequenos parques públicos temporários, em Lagoa, no Edifício dos Paços do Concelho, em Ferragudo, no Largo do Mercado, e em Carvoeiro, no estacionamento tarifado ao pé da parafarmácia.
Já no dia seguinte, vai realizar-se uma aula de zumba e uma caminhada, no Largo da Senhora da Rocha.
O dia 18 também vai ser marcado pela atividade física com um percurso pedestre e de bicicleta pela Ecovia do Litoral, no troço do concelho de Lagoa, atividade desenvolvida em parceria com os Serviços de Desporto do Município e as Associações Desportivas do concelho.
Para 19, 20 e 21 de Setembro, fica reservada a Feira da Mobilidade, a realizar na Escola de Trânsito de Lagoa. Esta iniciativa tem como objetivo «a sensibilização para as questões da mobilidade, a promoção da segurança rodoviária, e da apresentação e utilização do espaço da escola de trânsito», refere o site da Semana Europeia da Mobilidade. Nesta Feira, haverá bicicletas, automóveis e motorizadas amigas do ambiente.
O “Dia Europeu sem Carros” será também celebrado, em Ferragudo, «onde se poderá condicionar a circulação automóvel na baixa entre o Quiosque e o Mercado e zona do Salva-Vidas e onde haverá uma promoção da Mobilidade semelhante à da Feira da Mobilidade, havendo possibilidade de o público em geral e de forma gratuita utilizar Tuk-tuk que diariamente circulam na vila ao serviço dos turistas», acrescenta o site.
Quanto à implementação de medidas de caráter permanente, serão inaugurados quer o percurso seguro de Estômbar, quer o de Lagoa. Além destes, será inaugurada a ciclovia de Porches.
Faro:
O Município de Faro apenas cumprirá uma das três iniciativas: o “Dia Europeu sem Carros”. No dia 22 o Largo Afonso III será fechado e no local vão ser dinamizadas atividades com entidades e associações locais.
Tavira:
Tavira, tal como Faro, apenas vai aderir ao Dia Europeu sem Carros, iniciativa que contará com o fecho das seguintes artérias da cidade: Rua da Liberdade, Praça da República, Rua Dr. José Pires Padinha e Rua do Cais.
Portimão:
O Município de Portimão ainda não divulgou as atividades que vai realizar, apesar de estar indicado, no site da Semana Europeia da Mobilidade, como um dos três municípios algarvios a participar nas três iniciativas deste evento.
Lagos também vai participar nas três iniciativas desta Semana Europeia da Mobilidade. Durante estes dias, serão «desenvolvidas várias atividades em parceria com empresas locais, Centro de Ciência Viva, Ginásios, com o intuído de sensibilizar os cidadãos para uma mudança de comportamento, de forma a proporcionar uma cidade mais saudável, agradável e acessível para todos», diz o site da Semana Europeia da Mobilidade.
De 16 a 22, haverá “Combinado – Parques de Estacionamento – Transportes urbanos coletivos – Desporto”, em que o utilizador, ao estacionar o seu veículo nos parques de estacionamento subterrâneos da cidade, recebe uma viagem gratuita nos transportes urbanos coletivos – “A Onda”. Por sua vez, ao usufruir gratuitamente dos transportes urbanos, receberá um dia desportivo na Empresa Municipal “Lagos em Forma”.
Durante estes dias, o aluguer de bicicletas a pedal e elétricas será feito com 30% de desconto para residentes no concelho de Lagos.
No dia 17, às 17h00, haverá uma concentração de bicicletas, triciclos e carrinhos de bebé, que percorrerá a Avenida dos Descobrimentos até à Praça do Infante. Os destinatários desta iniciativa serão «especialmente as crianças, adolescentes, adultos e idosos».
Já no dia 19 de setembro, na empresa municipal “Lagos em forma” promoverá várias atividades ligadas à saúde e desporto, desde avaliações físicas e nutricionais a workshops.
Dia 20, a “Lagos em Forma” recebe as mesmas atividades, mas durante todo o dia. No dia 21 de setembro, em parceria com o Centro de Ciência Viva de Lagos, serão desenvolvidas várias atividades ao longo de todo o dia, até às 17h00, na Praça Gil Eanes, ligadas à mobilidade inteligente, com uma exposição de veículos alternativos.
Ao longo do dia, serão ainda realizadas aulas de grupo, para toda a população, de zumba, pilates, com o intuito de promover uma vida mais saudável.
Por fim, a 22 de setembro, no âmbito do “Dia Europeu Sem Carros”, os transportes urbanos serão gratuitos durante todo o dia, nos 9 circuitos disponíveis, que abrangem, não só a cidade, mas todas as freguesias do concelho. O comboio turístico também será gratuito todo o dia.
Haverá, ainda, uma Gincana e jogos vários sobre “Mobilidade Inteligente”, na Praça Gil Eanes e ruas envolventes, às 10h00.
Quanto à adoção de medidas permanentes, a Câmara de Lagos está a «preparar, em conjunto com a AMAL, um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável», tendo já assinado o protocolo para a criação de infraestruturas de suporte às atividades de «cycling & walking».