A Comissão Europeia vai atribuir cerca de 4 milhões de euros a um consórcio de 14 institutos de investigação europeus, associações e empresas de consultoria – incluindo dez PME – para um projeto de três anos designado «CIVITAS Capital».
O projeto CIVITAS Capital– um acrónimo de «cidades, vitalidade, sustentabilidade» – vai reunir os conhecimentos existentes através de grupos vocacionados para temas específicos, que deverão elaborar guias de boas práticas, emitir recomendações sobre as futuras prioridades em matéria de Investigação e Desenvolvimento, desenvolver pacotes de formação e organizar a colocação e o intercâmbio de profissionais especializados em mobilidade urbana.
O projeto vai ainda gerir um fundo de atividade de cerca de 500 000 euros para apoiar o alargamento das medidas a outras cidades, criar cinco novas redes nacionais e regionais e prosseguir a gestão das cinco redes atualmente existentes.
O CIVITAS é financiado pelo programa-quadro de investigação da União Europeia para apoiar as cidades nos seus esforços de inovação com vista a uma mobilidade urbana mais sustentável.
Coimbra, Porto e Funchal são algumas das cidades portuguesas apoiadas pelo projeto Civitas.