A culpa da chuva que, a partir de hoje, chegou ao território de Portugal Continental, a começar pelo Sul, é da depressão Emma. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «uma região depressionária (depressão Emma) centrada a oeste do arquipélago dos Açores, à qual estão associados sistemas frontais, irá afetar o estado de tempo durante esta semana».
Esta situação meteorológica caracteriza-se pela ocorrência de precipitação contínua com início hoje, dia 26, na
região Sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e que se prevê, seja por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada, a partir do final de dia 27.
O IPMA acrescenta que esta precipitação será de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo temporariamente a cota para 600 metros na região Norte até ao início da manhã de dia 28.
O vento será fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. A partir de dia 28, prevê-se um aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas terras altas.
A agitação marítima irá também aumentar a partir de dia 28, quarta-feira, com ondulação de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa, em especial a sul do Cabo Mondego.
O IPMA prevê que as ondas poderão chegar aos 6 metros no litoral da região Sul no dia 1 de Março, quinta-feira, podendo atingir 12 metros de altura máxima.