Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A campanha «Vamos Gravar essa ideia», para a recolha e o encaminhamento para reciclagem de CD/DVD usados, já sem utilidade, produzidos no setor doméstico, ou seja na casa do cidadão, vai ser lançada amanhã, 29 de abril, com a assinatura de um protocolo entre várias entidades na Secretaria de Estado do Ambiente, em Lisboa.

A Quercus foi a entidade que sugeriu o projeto em colaboração com a empresa Chronopost, tendo recebido o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e da Agência Portuguesa de Ambiente e o envolvimento de diversas entidades.

Os CD e DVD são fabricados de policarbonato (polímero termoplástico), tendo uma camada de alumínio de 55 a 70 microns e uma outra de verniz com uma de impressão de cerca de 20 microns. O plástico em questão – o policarbonato – é 100% reciclável, contudo o problema está na dificuldade da recolha, principalmente porque a produção deste tipo de resíduo é muito dispersa e modesta por habitante.

Contudo, esta campanha ganhou viabilidade quando uma empresa de transporte postal/encomendas – a Chronopost – se ofereceu para montar, a título gracioso, uma recolha “capilar”, ou seja uma rede que permitisse a recolha deste resíduo em todo o Portugal Continental (futuramente pode ser estudada também uma solução ao nível das Regiões Autónomas).

A condição da Chronopost para montar a referida rede é que as receitas geradas com a venda dos CD/DVD usados sejam canalizadas para a plantação de árvores através da Fundação Floresta Unida (já parceira da Chronopost).

A campanha «Vamos Gravar essa ideia» contou com a colaboração preciosa da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que batizou a referida campanha e elaborou o texto base para a Portaria n.º 75/2014 publicada pelo secretário de Estado do Ambientes Paulo Lemos.

Inicialmente, a campanha vai arrancar nos cerca de mais de 400 pontos “Pick me!” (http://www.chronopost.pt/pick-me) da Chronopost e rapidamente vai ser alargada a outros locais (superfícies comerciais, sistemas de gestão de resíduos, etc.), nomeadamente devido ao enquadramento dos protocolos que vão ser assinados amanhã, e que aproveitamos a oportunidade para destacar, agradecendo às seguintes entidades que também vão apoiar a campanha: Amb3E, APED, Ecopilhas, EGF, EGSRA, ERP Portugal e SPV.

Com o arranque da campanha para o setor doméstico/urbano, também vai ser iniciada a recolha em várias entidades públicas ou privadas (sem qualquer custo), nomeadamente em bancos, seguradoras, escritórios, etc.

A Quercus acredita que a campanha «Vamos Gravar essa ideia» vai ficar «efetivamente presente na mente de todos os cidadãos e outras entidades que produzem este tipo de resíduos».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Sociedade Ponto de Verde dá dicas para «um Verão mais amigo do ambiente»

Dar descanso a tudo… menos à reciclagem, separar as embalagens de metal, ou não

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita