Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

CMA_9368A Câmara de Albufeira instalou abrigos de madeira para acolher as cinco colónias de gatos que existem na cidade. Cerca de cinquenta animais, já esterilizados, vão poder usufruir, a partir de hoje, destas instalações «com boas condições de higiene e efetivo controlo sanitário», segundo a autarquia.

A iniciativa serviu também para assinalar o Dia Mundial do Animal, que se celebra anualmente a 4 de outubro.

A Câmara Municipal adianta que «os abrigos, devidamente identificados, encontram-se localizados na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, Esplanada do Túnel, Miradouro da Rua Latino Coelho (a seguir ao elevador do Peneco), Montechoro e zona da Praia da Oura».

Rogério Neto, vereador da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro da Saúde e Proteção Animal, considera que os animais errantes constituem um perigo real para a saúde pública, e esta foi uma das formas encontradas pela Autarquia para fixar os animais em zonas, onde, à partida, irão regressar à procura de alimento.

«Esta medida permite, por um lado, defender os direitos dos animais e, por outro, através do recurso à esterilização, assegurar o controlo da população de gatos, reduzindo o nascimento de novas ninhadas», explica Rogério Neto.

CMA_9353A esterilização e controlo sanitário das colónias estão a cargo dos Amigos dos Gatos do Algarve (AGA) e do Serviço Municipal de Veterinária do Município de Albufeira.

Em paralelo a esta medida, a autarquia albufeirense deu início à campanha “Adote, Cuide, Esterilize”. Através da distribuição de flyers e afixação de cartazes e MUPIS, a iniciativa «pretende sensibilizar a população do concelho e os turistas que nos visitam para o problema do abandono de animais. Em Portugal estima-se que são abandonados anualmente mais de 10 mil animais, que são sujeitos a maus tratos e sofrimento físico e psicológico, acabando muitas vezes por sucumbir vítimas de fome, doenças e acidentes».

Segundo a Câmara, «em Albufeira são recolhidos, por ano, aproximadamente 300 animais errantes. Alguns, graças à informação disponível no microchip, são facilmente identificados e devolvidos aos donos, outros são encaminhados para Associações de Proteção dos Animais com as quais a Autarquia mantém protocolo, alguns têm a sorte de ser adotados através do Serviço Municipal de Veterinária, enquanto os restantes permanecem no Centro de Recolha da Autarquia até que se encontre uma solução definitiva».

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Santa Casa de Albufeira recebe água, sumos e bolachas apreendidos a vendedores ambulantes

Água, latas de refrigerantes e embalagens de bolachas americana apreendidas em ações da Polícia

Sul Informação

Detido homem que assaltou correios dos Olhos de Água com faca

Um homem de 32 anos que participou num roubo ao balcão dos CTT em

Sul Informação

Região de Turismo congratula-se pela eleição de Paderne como finalista das “7 Maravilhas”

A Região de Turismo do Algarve (RTA) felicita, em comunicado, a eleição de Paderne