A comitiva do Algarve Tech Hub representou a região nos eventos do «Living in Portugal», nos Estados Unidos da América, em Los Angeles, no dia 9 de Fevereiro, e em São Francisco, no dia 11 de Fevereiro.
O objetivo foi apresentar a região do Algarve, realizar contactos e parcerias estratégicas com todos os interessados em saber mais sobre o Algarve e o ecossistema regional e dar informação aos futuros residentes estrangeiros sobre vários aspetos práticos da vida em Portugal e na região mais no Sul do país.
A organização destes seminários está a cargo do grupo editorial Open Media Group, o principal grupo editorial português a publicar em língua estrangeira, em conjunto com vários parceiros que oferecem aconselhamento sobre todos os assuntos relacionados com a vida em Portugal e no Algarve.
Com uma visão partilhada, a Associação Algarve Evolution, a Associação Turismo do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Universidade do Algarve uniram-se para desenvolver o Projeto Internacionalização do Algarve Tech Hub, financiado pelo CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.
O objetivo central do projeto é potenciar o sucesso da internacionalização das empresas e entidades do sistema de I&I do setor tecnológico da região do Algarve para os mercados dos EUA e Alemanha.
«Pretende-se ainda com este conjunto de iniciativas avaliar potenciais oportunidades conducentes ao reforço do ecossistema regional e à atração de recursos qualificados», frisa o Algarve Tech Hub, referindo que este evento resultou num aumento considerável de contactos e parcerias estratégicas para os quatro elementos que foram representar aquele que se apresenta como o melhor ecossistema da Europa para viver, para estudar e para trabalhar.
Numa das sessões do Living in Portugal, Miguel Fernandes, presidente da Algarve Evolution, a associação que representa as empresas tecnológicas do ecossistema, apresentou o ecossistema e respondeu às questões que daí decorreram, fruto da curiosidade pelo país e, em particular, pela região do Algarve.
«É incrível a curiosidade que está a nascer nos Estados Unidos relativamente ao nosso país e à nossa região. É como estar a viver o sonho americano, mas desta vez ao contrário: as pessoas querem viver o sonho Algarvio. Inclusivamente querem saber, não só como podem viver no nosso país, mas também como podem contribuir para o desenvolvimento económico. Foi muito gratificante sentir que mesmo a uma distância tão grande, existe esta vontade de participar ativamente no nosso ecossistema», disse Miguel Fernandes.
Vanessa Nascimento, vice-presidente da Algarve Evolution, salientou ainda a importância da mensagem de suporte deixada por Pedro Pinto, cônsul-geral de Portugal em São Francisco, que referiu que Portugal é um país com uma visão de futuro e que demonstra de forma clara a sua aposta na sustentabilidade, no mar e no turismo, assim como na inovação, na competitividade e no digital.
A ocasião contou ainda com visita à California State University, falando-se da internacional da Universidade do Algarve.
André Botelheiro, atual coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg e chefe de gabinete do reitor da Universidade, acompanhado de Hugo Barros, chefe da divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), reuniram-se com os dirigentes daquela universidade da baía de São Francisco com o objetivo de partilharem informações práticas sobre como as duas instituições estimulam e desenvolvem a existência de um ecossistema tecnológico.
No caso de São Francisco, o mais inovador e sólido à escala global, e no caso do Algarve, em crescente afirmação internacional, como é exemplo a recente instalação do UAlg Tec Campus (aceleradora de empresas).
Simultaneamente, foi preparado o protocolo de colaboração entre as duas universidades que será outorgado amanhã, 21 de fevereiro, por ocasião de uma visita do reitor Paulo Águas, que irá abrir portas para um intercâmbio da comunidade universitária e, também, do ecossistema tecnológico.
De acordo com a Algarve Tech Hub, a visita ao mercado EUA foi «um sucesso» e segue-se agora uma visita desta comitiva ao mercado da Alemanha.