Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O secretário de Estado da Saúde visita amanhã o Algarve, para inaugurar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina em Vila do Bispo e para presidir à cerimónia da celebração de protocolos de cooperação com diversas entidades regionais no âmbito do projeto «Algarve Coração Seguro» no Hotel Alísios, em Albufeira.

A visita de Manuel Delgado contempla ainda uma deslocação ao concelho de Loulé, no âmbito das comemorações da Semana do Município, e aos Pólos de Saúde de Bordeira (concelho de Faro) e de Azinhal (concelho de Castro Marim), que reabrem.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, «estas unidades vão reabrir, após terem sido alvo de obras de conservação, beneficiação, requalificação e adaptação funcional, com o objetivo de as dotar de melhores condições de funcionamento, beneficiando tanto os utentes, como os profissionais de saúde».

Assim, a deslocação do secretário de Estado começa em Vila do Bispo, às 10h30, com uma visita à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina.

Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Vila do Bispo, a UCC Vicentina, que abrange cerca de 5500 utentes, inscritos e residentes no concelho, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, incluindo apoio domiciliário dos cuidados continuados integrados.

Sendo uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, esta é 12ª Unidade de Cuidados na Comunidade na região do Algarve (5 no ACES Barlavento; 5 no ACES Central e 2 no ACES Sotavento).

Ao meio dia, Manuel Delgado estará em Loulé, para visitar o Projeto do Centro de Saúde das Brincadeiras, no Parque Municipal da cidasde, onde os profissionais irão dar a conhecer os vários serviços de saúde às crianças, com o intuito de demonstrar que é um espaço onde também se pode brincar e aprender, desmistificando o medo relativamente às instituições de saúde.

O governante irá depois ao terreno disponibilizado pela Câmara de Loulé para a construção de raiz da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé.

Às 15h00, no Hotel Alísios, em Albufeira, o secretário de Estado preside à assinatura do protocolo de cooperação do Projeto Algarve Coração Seguro. Participam neste projeto o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC), a Administração Regional de Saúde (ARS), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) e ainda a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA)

Segundo a ARS, esta cooperação tem como objetivo «garantir mais saúde, segurança e bem-estar a população do Algarve e a todos aqueles que nos visitam».

Nesse âmbito, o ABC vai promover ações de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE), destinadas a operadores turísticos, hoteleiros, espaços comerciais e públicos, com vista a «dotar e reforçar a capacidade de resposta dos profissionais da área do turismo e das diversas unidades hoteleiras da região para a prestação de primeiros socorros em situações de emergência».

A terminar o dia, o governante vai presidir à reabertura da Extensão de Saúde de Bordeira (concelho de Faro), às 17h00. A ARS salienta que este Pólo de Saúde da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Faro abrange 362 utentes e vai funcionar às quintas-feiras, das 09h00 às 17h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Uma hora depois, o secretário de Estado Manuel Delgado estará no Azinhal (concelho de Castro Marim), para a reabertura da Extensão de Saúde desta aldeia. Trata-se de um Pólo de Saúde da Unidade de Saúde Familiar Beasuris de Castro Marim, que abrange cerca de 400 utentes e vai funcionar às quartas-feiras, das 08h00 à 14h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Jovens com deficiência “cozinham” o futuro no restaurante “Compromisso”

São utentes da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM),

Sul Informação

Hospital de Gambelas fez cirurgia inédita em Portugal

Uma cirurgia inédita, feita pela primeira vez em Portugal, de correção do terço médio

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são