Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

rola-brava_2014A caça à rola-brava deve ser proibida «já este ano», defendem as seis associações ambientalistas que compõem a Coligação C6. As organizações vieram a público alertar para o risco de extinção desta espécie, que está «a desaparecer a um ritmo galopante em Portugal e na Europa», a poucos dias da data de abertura da época de caça, prevista para 21 de Agosto.

Segundo a Coligação C6, composta pelas associações GEOTA, FAPAS, LPN (Liga para a Protecção da Natureza), Quercus, SPEA-Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e WWF Portugal, a população desta espécie migradora decresceu «73 por cento nos últimos 20 anos».

Uma situação «grave» que leva os ambientalistas lusos a exigir aos ministros da Agricultura e do Ambiente a proibição «com carácter de urgência, da caça à Rola-brava, de modo a prevenir a extinção desta magnífica espécie».

Os ambientalistas lembram que «na data prevista para a abertura da caça à rola, ainda durante o mês de Agosto, é provável a existência de muitas rolas em nidificação ainda com crias no ninho e, pontualmente, ovos de posturas tardias ou segundas posturas».

«Conjugada com a quantidade e a extensão dos incêndios florestais que têm ocorrido em Portugal, esta situação provocará uma quebra ainda maior nas já debilitadas populações selvagens de rola-brava», alegam.

«A Coligação C6 considera que a irresponsabilidade e insensibilidade demonstrada nesta matéria pelos sucessivos governos pode contribuir para a extinção da Rola-brava em Portugal a muito curto prazo.

Todos os anos as associações ambientalistas e algumas organizações do setor cinegético têm alertado publicamente os responsáveis políticos pelo problema premente do risco de extinção da Rola-brava», acusa as associações.

A rola-brava (Streptopelia turtur) foi incluída na lista vermelha de espécies ameaçadas da UICN – União Internacional de Conservação da Natureza, com o estatuto de vulnerável. «Esta inclusão na lista é um reconhecimento internacional e científico da ameaça de extinção que a espécie enfrenta», defende a coligação. Este apelo à proibição da caça da rola-brava vem sendo feito pelos ambientalistas nos últimos anos, sem qualquer sucesso.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Chasco-cinzento é destaque no cartaz do Festival de Observação de Aves de Sagres

O cartaz do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza dá este

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita