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APSIUma campanha que pretende alertar para o problema das quedas de crianças, que muitas vezes resultam em mortes, vai ser lançada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), na próxima segunda-feira.

Com o mote «Acabe com as quedas para a desgraça», esta ação de sensibilização pretende chamar a atenção para esta realidade, cujas consequências podem ser especialmente graves, quando ocorrem de altura elevada, devido à falta de proteção adequada em estruturas como janelas e varandas.

O lançamento oficial da campanha, agendado para as 14h30 de dia 17 de novembro, na sede da Ordem dos Arquitetos (Lisboa), integrará a apresentação do «Estudo de Quedas em Crianças (2000-2013)», seguindo-se um debate sobre questões relacionadas com a segurança da criança nos espaços construídos, com a participação das entidades e organismos convidados.

A associação quer atingir públicos distintos, nomeadamente «os encarregados de educação – entre pais, familiares e professores – para que se informem sobre as medidas de segurança a tomar».

Também os projetistas e construtores serão abordados, «para que adotem as melhores práticas de projeto e construção», bem como o poder local e central, «que deve garantir a criação de legislação e normas harmonizadas de construção».

«Só desta forma será possível garantir que as construções (novas ou reabilitadas) salvaguardam de forma eficaz a segurança das crianças», defendeu a APSI, numa nota de imprensa. Até porque, lembra a APSI, «a cada dia que passa, nove crianças sofrem uma queda com consequências graves».

A campanha será feita em diversos suportes, nomeadamente a na rádio, televisão e imprensa, bem como nos transportes públicos de diversos pontos do país, incluindo o Algarve.

A ação contou com a participação especial da cantora Maria Ana Bobone que canta uma versão, “à capela”, da música de Vitorino «Menina Estás à Janela», «que ganha, neste contexto, uma nova carga dramática».

Luís Mileu e Ricardo Henriques, autores do projeto de solidariedade «Projeto 2 Faces», foram os autores da criatividade da campanha, que teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Quem quiser saber mais sobre as situações de risco e obter conselhos de segurança, pode obter esta informação no site da APSI ou nos folhetos que serão distribuídos em farmácias e nas revistas «Pais & Filhos» e «Estrelas e Ouriços».

sulinformacao

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