Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Administração Regional de Saúde do Algarve informou hoje que a distribuição gratuita de produtos de Ostomia se encontra «assegurada desde o início desta semana em todos os Centros de Saúde da região».

Com a regularização do fornecimento dos respetivos materiais e a sua disponibilização nos Centros de Saúde, a ARS, tal como havia já assegurado no início deste mês, afirma continuar assim a «garantir de forma uniforme a sua distribuição gratuita nos Centros de Saúde da Região durante o ano de 2014».

A ARS sublinha, porém, que, «apesar de não existir uma obrigação legal nesta matéria em relação aos Centros de Saúde», optou, «ao longo dos últimos anos, por disponibilizar os referidos materiais/produtos de forma gratuita aos utentes que deles necessitam nos Centros de Saúde da região».

No início deste mês de Janeiro, a Federação Regional do PS/Algarve tinha criticado os centros de saúde da região por não estarem a disponibilizar gratuitamente esses materiais, como tinha sido feito até então, e os doentes terem que adquiri-los por 150 euros e depois pedir o reembolso.

Em comunicado, os socialistas algarvios denunciaram que os Centros de Saúde, pelo menos desde Dezembro do ano passado, tinham «deixado de disponibilizar sacos e placas de colostomia aos doentes ostomizados, na sua maioria doentes oncológicos», devido à «falta de material nos serviços farmacêuticos da ARS Algarve».

O PS lamentava que a ARS não tivesse «desenvolvido qualquer mecanismo de proteção para os doentes com dificuldades económicas, uma vez que estes terão que passar a dispor de uma média de 150 euros para comprar o material de colostomia».

Os socialistas consideraram mesmo que tal decisão «demonstra uma profunda insensibilidade» para com os doentes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do

Sul Informação

Cuidados de Saúde Primários no Algarve já receberam investimento de 1,5 milhões em 2017

Os Cuidados de Saúde Primários no Algarve já beneficiaram, desde o início de 2017,

Sul Informação

In Loco inicia projeto piloto para criar Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

A Associação In Loco vai realizar um projeto piloto no Algarve, a partir de