Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As candidaturas para médicos especialistas que queiram trabalhar no Algarve durante o Verão, para fazer face ao pico de afluência de turistas, já estão abertas. Um despacho publicado em Diário da República na quarta-feira, dia 7 de Junho, convida os clínicos de todo o país a fixar-se até 30 de setembro na região algarvia, ao abrigo do modelo excecional de mobilidade de pessoal médico.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, são bem-vindos médicos de todas as especialidades, mas será dada preferência à Medicina Geral e Familiar (ARS Algarve/ ACES Barlavento; Sotavento; Central), à Anestesiologia, Ortopedia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Nefrologia e Oncologia Médica (Centro Hospitalar do Algarve – unidades de Faro, Portimão). Nas demais especialidades, a aceitação do regime de mobilidade está sujeita à «avaliação das necessidades supervenientes».

«Com esta medida, o Ministério da Saúde pretende reforçar, durante o período estival de 2017, a assistência médica da região do Algarve, sem, no entanto, comprometer o regular e normal funcionamento dos demais serviços e estabelecimentos de saúde. Este modelo de mobilidade agiliza o procedimento de colocação de médicos especialistas, em particular em situações em que se revelem indispensáveis para a adequada cobertura de cuidados, assegurar a constituição de escalas de urgência e aumentar a assistência médica, recorrendo à mobilidade, nomeadamente à mobilidade parcial prevista na lei, assegurando desta forma o número de médicos indispensáveis para a prestação de cuidados de saúde com qualidade», enquadrou a ARS do Algarve.

Os médicos que voluntariamente quiserem aderir ao regime «Reforço à Assistência Médica no Algarve durante o período de verão» podem apresentar a sua candidatura, mediante o preenchimento do formulário disponível no site da ARS do Algarve. Este documento deverá ser remetido para o email ramadv@arsalgarve.min-saude.pt, depois de preenchido.

«O formulário deverá ser preenchido manualmente, datado, assinado pelo candidato e enviado, conforme o indicado no respetivo despacho», segundo a ARS algarvia.

Segundo a entidade responsável pela gestão do Serviço Nacional de Saúde do Algarve, «as candidaturas dispensam o acordo do órgão ou serviço de origem e conferem ao médico o direito ao pagamento das ajudas de custo e eventuais despesas de transporte».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Aquário traz harmonia e luz aos doentes da Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Portimão

Foram precisos três dias de trabalho intenso da equipa de voluntários da equipa Aquariofilia.Net,

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada