Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O calor vai voltar a fazer-se sentir, nos próximos dias, com os termómetros a subir aos 26 graus no Algarve, mas deve-se evitar entrar no mar, já que «as condições do estado do mar e a configuração das praias não estão favoráveis à prática balnear», avisou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Numa altura em que a maioria das praias continuam sem vigilância e não há nadadores-salvadores para acudir aos que estiverem em dificuldades, ainda há perigos próprios desta altura do ano, em que a areia das praias ainda não foi reposta de modo a criar «as condições normais da época de verão». Além de «fundões junto à linha de água», deve-se ter em conta que «​os perfis de gradiente (declive) das praias ainda não estão suavizados, existindo condições mais favoráveis para se formarem agueiros e correntes marítimas mais fortes junto à praia». Por outro lado, a «temperatura da água do mar é ainda baixa, pelo que potencia o choque térmico».

«Assim, existindo ainda estes fenómenos de perigo, que não são visíveis nem podem ser antecipados, alertam-se as pessoas que devem proteger-se e acima de tudo evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada», avisou a AMN.

sulinformacao

Também poderá gostar

Temporal_agitação marítima_sueste_01

Autoridade Marítima reforça alerta: mar agitado e ondulação forte até ao fim-de-semana

Apesar da ligeira melhoria entre os dias 2 e 3 de Janeiro, a previsão

sensibilizacao praias_alterada

ISN sensibilizou 10.300 pessoas para a segurança nas praias no ano de 2017

10.300 pessoas, de diferentes faixas etárias, participaram ao longo do ano de 2017 nas

Sul Informação

Início de Junho teve temperaturas «muito superiores» ao normal e o calor ainda vai apertar

As primeiras duas semanas de Junho foram marcadas por «valores altos da temperatura máxima,