Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Base de Apoio Logístico (BAL) de Quarteira, que será uma das maiores do país, vai estar pronta a tempo do Verão de 2018. Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, visitou esta quinta-feira as obras desta infraestrutura com capacidade para acolher 120 operacionais da Proteção Civil e do GIPS da GNR.

Esta obra, que arrancou no passado mês de Outubro, nasce de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna e Município de Loulé.

A infraestrutura vai servir de base para todo o equipamento necessário para a atuação da Proteção Civil, nomeadamente em situações de catástrofe. A Câmara de Loulé explica que «caso haja necessidade» poderá haver «o destacamento de operacionais até porque reúne todas as condições para alojamento, alimentação, espaços administrativos (gestão e comunicações), armazenamento de equipamentos, abastecimento (exterior) e parqueamento de veículos».

Também neste local ficarão instalados, em permanência, 30 operacionais do GIPS da GNR. Segundo explica a autarquia louletana, «além da proteção e socorro, estes homens e mulheres têm igualmente a sua função policial e de investigação criminal». Por isso, Jorge Gomes, na visita «sublinhou o facto de este equipamento ser extremamente importante também para a “segurança dos cidadãos”».

A Câmara de Loulé acrescenta que , «além das situações de crise, caso o Comando Nacional assim o entenda, os operacionais poderão pré posicionar-se nesta BAL, como é o caso do período que antecede a época dos incêndios, por exemplo».

De acordo com o presidente da Câmara Vítor Aleixo «a centralidade e as boas acessibilidades do concelho, nomeadamente a proximidade da Via do Infante», foram determinantes para a escolha da localização da BAL que irá servir o Algarve e o Sul do país.

Referindo-se às valências do equipamento, o autarca sublinhou, durante a visita, a mais-valia para Quarteira já que irá «aumentar o sentimento de segurança das pessoas residentes, mas também dos muitos turistas que irão circular nesta freguesia».

A obra tem um custo estimado de 1,3 milhões de euros, financiados pelo Ministério (através de fundos comunitários) e pela autarquia.

A Câmara de Loulé recorda que esta empreitada foi retomada seis anos após a construção ter colapsado e o reinício da obra foi moroso.

«Não foi fácil selecionarmos o uso que iríamos dar o edifício. Foi um processo muito difícil do ponto de vista administrativo, que consumiu muito tempo, e que levou a um atraso de cerca de um ano em relação às intenções iniciais. Mas o mais importante agora será a reabilitação de um edifício que estava em ruína, dando-lhe um uso nobre», explicou Vítor Aleixo.

Veja aqui as fotos da visita:

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

GNR prende traficante de cocaína de Quarteira em Silves

Um homem de 31 anos foi detido, esta terça-feira, por tráfico de droga, em

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada