Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

mesa de rádioRogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, enviou, esta semana, uma exposição ao ministro da Cultura, com para alertar para o facto de Faro ser a única capital de distrito sem uma rádio local generalista.

A autarquia farense, em nota enviada às redações,  diz que «vai tentar de sensibilizar o Governo para a necessidade de colmatar esta omissão, abrindo sem mais delongas um concurso público para a atribuição de licenças a operadores de radiodifusão local no nosso concelho».

A Câmara de Faro diz que «depois de auscultados diversos profissionais do setor, a autarquia solicitou ao poder central a devida atenção para este vazio no campo da comunicacão social radiofónica, num concelho que já foi sede emissora de diversas rádios locais de boa qualidade e que deram a conhecer excelentes comunicadores e jornalistas».

Segundo a autarquia, «a sucessiva regulamentação da radiodifusão local forçou, em grande medida, o encerramento de todas elas criando um vazio que importa agora preencher».

Considerando «imperioso corrigir esta situação», o Município diz que esta é uma aspiração legítima da população que, no quadro atual, se encontra privada de um instrumento essencial para que as manifestações culturais, económicas e sociais do concelho tenham a cobertura adequada. Sem uma rádio de cariz local, informativa e generalista, o concelho vê-se, neste domínio, impossibilitado de ombrear em pé de igualdade com as demais cidades da região», conclui a nota.

Esta também foi uma reivindicação do anterior presidente da Câmara Macário Correia em 2011, que nunca chegou a avançar.

Em Faro, já existe uma rádio com frequência local, mas com o estatuto de rádio universitária, a RUA – Rádio Universitária do Algarve, que apresenta uma programação generalista, embora mais centrada nos temas ligados à cultura, aos espetáculos e à vida da academia.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Fenícios, romanos e árabes desvendam história de Faro a futuros estudantes universitários

Para muitos destes jovens, a história da capital algarvia é território desconhecido. Não tem

Sul Informação

Banco Alimentar do Algarve ganha câmara de congelação e mais capacidade de resposta

Uma nova câmara de congelação com capacidade para 20 toneladas de alimentos vai ajudar

Sul Informação

Jovens com deficiência “cozinham” o futuro no restaurante “Compromisso”

São utentes da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM),