Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
camara hiperbarica
Foto cedida por Rui André

A Nova Unidade de Ambulatório do Hospital Particular de Alvor foi ontem inaugurada e, com ela, a câmara hiperbárica, que o Sul Informação adiantou, em primeira mão, que seria instalada no Algarve.

A câmara hiperbárica, que já está instalada no HPA desde maio do ano passado, foi oferecida ao Algarve pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático (Musubmar) e custou 600 mil euros, tendo sido necessário um investimento de mais 100 mil euros para a sua instalação. Deverá entrar em funcionamento muito em breve.

A câmara hiperbárica tinha sido iniciamente oferecida ao Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, tendo sido assinado um protocolo entre a administração do CHBA e a Musubmar, em maio de 2013.

No entanto, quando foi criado o Centro Hospitalar Algarvio, com a fusão dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos, o novo administrador, Pedro Nunes, comunicou a falta de interesse na receção deste equipamento, pelo que a Musubmar, que gere o Projeto Ocean Revival, teve que encontrar uma alternativa para a instalação da câmara hiperbárica, cujo concurso público para aquisição já estava em curso e até praticamente concluído.

Apesar de a Câmara Hiperbárica estar instalada num hospital privado, Luís Sá Couto, responsável pelo Projeto Ocean Revival, revelou em maio de 2014, ao Sul Informação que no protocolo assinado com o HPA, «acautelámos que será assinado um acordo com o Serviço Nacional de Saúde, para colocar a câmara à disposição dos utentes do SNS».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Hospital Particular de Alvor passa a disponibilizar consulta do mergullhador

O serviço de Medicina Hiperbárica do Hospital de Alvor já tem disponível uma consulta

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada