Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve quer ver os algarvios a consumir menos sal e lançou a campanha de saúde pública “Sabor sem sal no prato”, onde desafiará a reduzir este tempero, substituindo-o por ervas aromáticas.

No fundo, segundo a ARS do Algarve, trata-se de «adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, minorar o risco de doença cardiovascular e melhorar o estado de saúde» dos algarvios, que têm alguma tendência para abusar do sal.

Segundo os dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), «são quase 36% dos algarvios que adicionam sal no prato».

Um número bem acima da média nacional, que se fixa nos 17,7 %. «Mesmo com o diagnóstico de hipertensão arterial, 13,7% dos inquiridos adicionam sal na comida. Entre as várias regiões, o costume demonstra grandes assimetrias, variando entre 9,2% no Norte e 35,8% no Algarve».

Surge agora a campanha “Sabor sem saleiro à mesa” que visa «informar a população sobre a importância de diminuir o uso do saleiro na mesa, incentivar as pessoas a reduzir o consumo de sal, utilizando mais alimentos aromáticos, adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, minorar o risco de doença cardiovascular e melhorar o estado de saúde».

sulinformacao

Também poderá gostar

Urgências Hospital Faro Janeiro 2018_6

Saúde no Algarve com menos queixas e mais elogios em 2018

As reclamações diminuíram significativamente no Centro Hospitalar Universitário do Algarve
ESCOLA_CRIANÇAS_ALUNOS_EDUCAÇÃO

Grupos de Apoio à Saúde Mental Infantil promovem encontro em São Brás

Encontro assinala 18 anos de existência destes grupos pioneiros
idosos

Número de camas da Rede de Cuidados Continuados do Algarve aumenta

Prestação de cuidados foi renovada em 14 das 18 unidades de internamento