O Canil/Gatil Municipal de Lagos vai promover uma Campanha de Castração gratuita de cães e gatos, machos e fêmeas, entre 9 e 13 de maio. Controlar o crescimento desta população animal no concelho é um dos principais objetivo da iniciativa.
Na campanha gratuita do ano passado, de acordo com o veterinário municipal, na última campanha promovida foram intervencionados 144 animais, tendo sido submetidos a cirurgia 58 cães e 86 gatos.
Segundo a Câmara de Lagos, «a campanha deste ano vai novamente poder contar com a colaboração voluntária de alguns médicos veterinários que exercem a sua atividade na área do concelho de Lagos. Já confirmados estão os nomes de Heike Rautenberg, Lars Rammquist, Tiago Jesus, Luis Branco e José Carlos Sousa».
Têm prioridade no atendimento, os animais que foram dados para adoção pelo Canil Municipal desde janeiro de 2010 e que ainda não foram castrados, e os animais que estejam ao cuidado de associações.
Os interessados devem efetuar uma inscrição prévia, na semana de 02 a 06 de maio (entre as 9h00 – 12h00 e 14h00 – 16h00) a formalizar junto da Câmara Municipal de Lagos (Margarida Maurício), através do telefone 282 780 900.
O Canil/Gatil Municipal de Lagos encontra-se licenciado como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos, desde fevereiro de 2012 (anteriormente funcionava apenas como centro de recolha e alojamento provisório para cães e gatos).
Este equipamento tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. A autarquia explica que «com a renovação e ampliação do espaço efetuada em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma adoção efetiva em maior escala, mais informada e consciente, com animais mais socializados».