O novo site da Câmara Municipal de Castro Marim já está online. Dando prioridade à acessibilidade, garante ao utilizador uma informação atualizada e detalhada, investindo, em simultâneo, num formato responsivo, adaptável a diferentes dispositivos, e, por consequência, uma experiência de navegação melhorada aos munícipes e turistas que procuram o concelho.
Um dos conteúdos mais atrativos do novo site autárquico é a agenda municipal, uma agenda única para todos os eventos que decorrem no concelho de Castro Marim e que permite assim a divulgação das atividades de todas as entidades e associações locais.
A newsletter é outra das novidades introduzidas para todos os utilizadores que a subscrevam, uma forma sucinta e prática de receber a informação mais relevante do município.
Ligados ao novo site da Câmara Municipal de Castro Marim estão os sites da Novbaesuris, empresa municipal, e da Biblioteca Municipal de Castro Marim, este último com possibilidade de consulta do acervo disponível e de todas as atividades promovidas neste espaço.
Com o novo site autárquico foi também lançado o Portal do Munícipe, um espaço que vem dar resposta às novas necessidades dos munícipes.
Esta plataforma de serviços potencia, mediante registo, a interatividade entre os cidadãos (ou pessoas coletivas) e a câmara municipal, possibilitando o acesso virtual aos serviços online da autarquia, bem como uma maior transparência sobre os processos administrativos e operativos.
Esta nova aposta nas novas tecnologias de informação da Câmara Municipal de Castro Marim está integrada num processo de modernização e simplificação administrativa, que incluiu também a abertura de três Espaços do Cidadão no concelho – Odeleite, Azinhal e Altura. Assim, com o apoio e acompanhamento de técnicos devidamente formados, os cidadãos destes territórios podem agora aceder a alguns serviços do Estado português, que antes só podiam ser tratados na sede de concelho.
Nos Espaços do Cidadão, é possível tratar de um leque de cerca de 90 assuntos variados e de mais de 15 serviços públicos, por exemplo, renovar a carta de condução, entregar documentação para a ADSE ou alterar a morada no Cartão de Cidadão. A lista de assuntos e serviços disponíveis está a ser progressivamente alargada.
Ligada ainda a esta estratégia de modernização administrativa está também a abertura do curso de Informática da Universidade do Tempo Livre de Castro Marim, que assenta na formação de novos utilizadores.
Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal, realçou a modernização administrativa, como um “caminho do qual todos fazemos parte e só faz sentido se for para aumentar a eficácia, eficiência e reduzir as entropias, no relacionamento com os cidadãos e as instituições. Com este novo site, para além das melhorarmos a informação, aproximamo-nos daqueles que connosco querem interagir, ou nas atividades que decorrem no concelho, participar. Por outro lado, abrimos as portas da Biblioteca Municipal e reduzimos as longas distâncias físicas à consulta dos processos individuais, que cada um vai poder passar a consultar num acesso restrito”.
Estas intervenções, portal autárquico, site, equipamentos para formação e espaços do cidadão, foram investimentos comparticipados ainda com o PO Algarve 21.