Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Centro de Investigação em Ciências do Ambiente e Empresariais (CICAE) do Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF) quer dinamizar a serra algarvia durante os próximos três anos. O projeto PROFORBIOMED, apresentado sexta-feira durante o Seminário Internacional de Valorização de Recursos Locais, é financiado pela comunidade europeia e irá decorrer em seis países em simultâneo.

Em Portugal, o projeto é coordenado pelo CICAE, em parceria com a Algar e Direção-geral de Florestas. De acordo com Domitília Marques, docente do INUAF e responsável do CICAE, “este projeto irá permitir a utilização da biomassa para produzir energia e até utilização em produtos farmacêuticos e cosmética, de maneira a que os proprietários do sobreiral possam desta forma obter uma fonte de rendimento e gerir melhor o seu sobreiral”.

Este projeto promove as energias renováveis no meio rural, através do desenvolvimento de uma estratégia integrada para o uso da biomassa florestal, da melhoria dos sistemas de gestão ambiental e desenvolvimento de novas oportunidades empresariais.

Este seminário contou ainda com a apresentação de diversos trabalhos de índole científica, tais como o «Estudo da propagação e cultivo sustentável de halófitas na reserva de Castro Marim e Vila Real de Santo António», que está a ser realizado pelo CICAE, ou «Contributo da avaliação ambiental estratégica para a política de regulação do segmento upstream da indústria petrolífera em Portugal», por Rebelo Marques, docente do INUAF, entre outros.

Este II Seminário Lusobrasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais foi organizado no âmbito de uma parceria entre o Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF/Portugal) e o Centro Universitário de Lins (UNILINS/Brasil) e realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de Outubro.

Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Conservação e Recuperação Ambiental, Inovação e Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais foram os principais temas das mais de 20 comunicações apresentadas.

O seminário contou com a presença de uma centena de participantes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Incêndios que lavraram em Almancil e Quarteira já estão em fase de rescaldo

Os incêndios que consumiram mato e pinheiros em Quarteira, perto da urbanização Alsakia, e