Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Todos os voluntários que quiserem ajudar podem participar, nos próximos sábado e domingo (dias 25 e 26), na limpeza da Ecovia do Litoral, que percorre (quase) todo o litoral algarvio, numa extensão de 214 quilómetros, entre o Cabo de São Vicente e Vila Real de Santo António.

A iniciativa, coordenada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), tem o envolvimento, como parceiras, de algumas das Câmaras dos municípios por onde passa esta via ciclável, que integra o percurso ciclável europeu Eurovelo 1.

Até agora, segundo a FPCUB e a AMAL, participam na limpeza as Câmaras de Albufeira, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Olhão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. «Aguarda-se a adesão dos restantes municípios percorridos pela Ecovia do Litoral», diz a FPCUB.

Para Castro Marim, por exemplo, onde está implementado o 11º segmento, que começa na travessia do Ribeiro do Álamo e termina na Praia do Cabeço, será dado especial enfoque «ao troço entre a rotunda nascente de Altura e o Ribeiro do Álamo».

Naquele concelho, cuja autarquia organizou localmente a limpeza, «a jornada inicia-se no domingo, dia 26 de Março, às 10h00, com ponto de encontro na Avenida 24 de Junho, no cruzamento com a Rua D. Dinis, em Altura (troço que liga a Manta Rota)».

Nesta ação, «onde se espera uma forte participação cívica», a Câmara de Castro Marim «irá efetuar o acompanhamento dos voluntários no que se refere ao transporte dos resíduos recolhidos e aos aspetos logísticos associados».

Segundo a Federação, em Tavira, a limpeza está marcada também para domingo e passará nas freguesias de Conceição/Cabanas, Luz de Tavira e Santa Luzia. Quanto a Lagos, a iniciativa acontecerá no sábado, dia 25, com ponto de encontro no estacionamento do restaurante “Gaivota Branca”, às 9h30. A zona a limpar será o troço ao longo da Meia-Praia.

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, que apoia esta iniciativa, aderiu por estar «ciente da importância desta temática» e por estar «sempre atenta a projetos direcionados para um futuro melhor para o Algarve e para os algarvios», considera.

Até porque também é objetivo desta ação, além da limpeza da ecovia, a sensibilização para a problemática do abandono de resíduos. A isto, junta-se a promoção e valorização das infraestruturas da Ecovia do Algarve.

A nível europeu, a AMAL tem, por exemplo, apoiado o evento European Cycling Challenge, que decorre todos os anos durante o mês de Maio e desafia a população a optar pela bicicleta nas suas deslocações diárias, de forma a reduzir a circulação de veículos nas vias da região e a emissão de CO2- dióxido de carbono.

Os interessados em colaborar nesta iniciativa devem contactar a FPCUB através dos telefones 213159648 ou 912504851 ou do site dessa Federação.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Fernando Correia ganhou prenda especial de aniversário com Paderne eleita como finalista das “Aldeias Maravilha”

A aldeia de Paderne, no concelho de Albufeira, foi ontem escolhida como uma das

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Paderne e Cachopo querem ser finalistas das «7Maravilhas de Portugal – Aldeias»

A votação das duas aldeias que irão passar à final do concurso “7 Maravilhas