Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os Centros de Saúde de Portimão, de Lagoa, Silves, Faro e Olhão vão ter horário de funcionamento de consulta aberta até às 22h00.

Esta medida está integrada no âmbito do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, que quer reforçar a prestação de cuidados a casos de doença aguda, gripe ou infeções respiratórias.

Neste sentido, o Centro de Saúde de Portimão funcionará das 8h00 às 22h00, todos os dias, ao passo que o Centro de Saúde de Lagoa funcionará das 14h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira.

O Centro de Saúde de Silves, por sua vez, tem um horário de funcionamento das 8h00 às 22h00, todos os dias. Por fim, o Centro de Saúde de Olhão funcionará das 9h00 às 22h00, todos os dias, e o Centro de Saúde de Faro das 9h00 às 22h00 também todos os dias.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o seu conselho diretivo, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES Barlavento, ACES Central, ACES Sotavento) da sua área de influência e o Centro Hospitalar do Algarve, que integra as unidades hospitalares de Faro, de Portimão, de Lagos e os Serviços de Urgência Básicos de Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, encontra-se a «monitorizar a afluência às respetivas unidades de cuidados de saúde primários e serviços de urgência hospitalar».

Isto porque se quer «avaliar a necessidade de reforço de recursos humanos ou alargamento de horário, para fazer face a um eventual acréscimo/fluxo de utentes aos serviços de saúde», assim como «responder atempadamente à possibilidade de um pico do surto gripal», acrescenta a ARS.

Ainda assim, «todas as unidades de saúde da região estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento de afluência de utentes aos seus serviços», no entender da ARS.

A ARS Algarve recomenda, ainda, que no caso de se sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, se deve contactar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) que encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.

A ARS Algarve reforça, por fim, a importância da vacinação contra a gripe como a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves, para as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, e para as pessoas pertencentes a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos, com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Jovens com deficiência “cozinham” o futuro no restaurante “Compromisso”

São utentes da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM),

Sul Informação

Hospital de Gambelas fez cirurgia inédita em Portugal

Uma cirurgia inédita, feita pela primeira vez em Portugal, de correção do terço médio

Sul Informação

GNR prende traficante de cocaína de Quarteira em Silves

Um homem de 31 anos foi detido, esta terça-feira, por tráfico de droga, em