A Consulta de Cirurgia Vascular vai começar em Setembro no Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve), enquanto a atividade cirúrgica desta especialidade, «até aqui inexistente no Algarve», passará «a breve trecho», a integrar a carteira de serviços dos hospitais algarvios, anunciou hoje o conselho de administração do CHAlgarve.
Este que é apresentado como «mais um passo para a criação de um novo Serviço de Cirurgia Vascular» nos hospitais algarvios resulta do acordo hoje assinado entre o Centro Hospitalar do Algarve e o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), no âmbito do plano de ação já em vigor desde 22 de Junho.
«Com a formalização deste acordo, dá-se início a um processo de colaboração com uma equipa de especialistas do CHLN que, a partir deste momento, trabalha em estreita articulação com uma equipa de Cirurgia Geral do CHAlgarve, tendo como objetivo a criação e desenvolvimento de um serviço autónomo de Cirurgia Vascular», acrescenta o CHAlgarve em nota de imprensa.
«É um passo determinante na melhoria do acesso e qualidade dos serviços de saúde prestados numa especialidade cuja resposta não existia na região», disse Joaquim Ramalho, presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve.
Este responsável sublinhou ainda a «importância estratégica e assistencial deste tipo de protocolos de colaboração, que beneficiam diretamente a população, aumentando a capacidade de resposta do Centro Hospitalar do Algarve, e contribuem de forma decisiva para o seu desenvolvimento e consolidação como estrutura de saúde de referência no SNS».
Este acordo surge na sequência dos protocolos de afiliação e cooperação estabelecidos no passado mês de Junho entre a Região de Saúde do Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo, designadamente entre os Centros Hospitalares do Algarve e de Lisboa Norte, que já incluem as áreas de Oncologia, Ortopedia e Reumatologia.