Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A quarta Experiment@ Internacional Conference (Exp.At), centrada na «experimentação online» (EO) e alinhada com a «internet de todas as coisas», vai juntar engenheiros, professores e «profissionais de diferentes áreas», de 6 a 8 de Junho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

E o que é isto da experimentação online? O professor Alberto Cardoso, da Universidade de Coimbra, e a professora Maria Teresa Restivo, da Universidade do Porto, são organizadores do evento e explicaram ao Sul Informação que a experimentação online engloba «experiências remotas e virtuais como objetos identificáveis e acessíveis através da estrutura da internet de todas as coisas».

«A EO integra as tecnologias que suportam as experiências remotas, as experiências virtuais 2D e 3D, experiências baseadas em aplicações de realidade virtual e aumentada e a possível interação com dispositivos sensoriais, live vídeo e outras ferramentas, concorrendo para promover a imersão do utilizador em ambientes virtuais, recriando a experiência real e o treino em áreas muito diversificadas. A EO é parte integrante das smart houses, smart cities, smart cities e smart societies», acrescentam.

Este evento pretende, então, «contribuir para aumentar a capacidade da sua comunidade internacional e promover o trabalho colaborativo no uso das tecnologias emergentes, reunindo engenheiros, investigadores e profissionais de diferentes áreas. Este debate, o networking por ele proporcionado, e as muitas ideias que cada um trará, são a razão fundamental do empenho dos seus organizadores», explicam os académicos.

Um dos objetivos deste evento, que se realiza de dois em dois anos, é também promover o local onde se realiza. Por isso, na segunda-feira, 5 de Junho, haverá uma visita à torre de controlo do Aeroporto, das 14h00 às 15h30 e das 16h00 às 17h30, e na sexta-feira, 9 de Junho, das 9h30 às 11h00, ao Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg.

A juntar a isto as sessões da tarde de dia 6 serão no Teatro Lethes. O emblemático teatro farense receberá também um concerto de guitarra portuguesa, no dia 7, das 21h30 às 22h30.

«A Experiment@International Conference tem procurado, em todos os seus diferentes eventos, integrar as realizações dos mesmos com a sociedade local em que se realizam, através de uma simbiose entre a academia e a sociedade, envolvendo a segunda como palco das atividades da primeira», explicam Alberto Cardoso e Maria Teresa Restivo.

Nomes como Javier García-Zubía, Gudrun Klinker e Steeve Baudry serão os keynotes speakers do evento. Mas «os organizadores encaram todos os participantes como seus convidados», dizem os professores.

O 4th Experiment@ International Conference é organizado pelas Universidades de Coimbra e Porto. Para consultar o programa completo clique aqui.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Encontro de Saúde da Universidade do Algarve discute temas atuais (e não só)

O “I Encontro de Saúde & Educação: Construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento

Sul Informação

Workshop na Universidade do Algarve vai ensinar a “ser bom médico”

O workshop “Ser bom médico significa fazer 100% do que há para fazer e