Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Cria de Lince Ibérico_Foto ICNF

A primeira ninhada de linces ibéricos nascidos na natureza, em Portugal, foi confirmada esta quinta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Uma cria com cerca de 45 dias foi avistada e fotografada por técnicos deste instituto na Herdade das Romeiras (Mértola), junto da mãe, a fêmea Jacarandá, que nasceu no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves.

Cria Lince Ibérico Herdade das Romeiras_Foto ICNF

Este é um marco muito importante no esforço de recuperação e conservação desta espécie em vias de extinção, em Portugal, já que «é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas».

Cria e mãe foram identificadas pela equipa de seguimento através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras.

Jacarandá foi libertada no dia 16 de Dezembro de 2014, no âmbito do Programa LIFE+ Iberlince, em conjunto com Katmandú, no cercado de solta branda da Herdade das Romeiras e posteriormente libertada a 1 de fevereiro de 2015. Era, ela própria, fruto do esforço de conservação que é feito no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico de Silves,  já que foi ali que nasceu e cresceu.

«O ICNF aproveita também para reconhecer o trabalho dos proprietários e gestores que colaboram com o Programa LIFE+ Iberlince, nomeadamente à Herdade das Romeiras, agraciada este ano com o Prémio Conservação do Lince Ibérico, em Sevilha pelo Programa LIFE+ Iberlince», acrescentou o ICNF, num comunicado.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

GNR prende traficante de cocaína de Quarteira em Silves

Um homem de 31 anos foi detido, esta terça-feira, por tráfico de droga, em

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

42 bombeiros do Algarve estão a combater o incêndio de Pedrógão Grande

42 bombeiros voluntários do Algarve estão a combater o incêndio de Pedrógão Grande, de