Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Comissão Europeia quer proibir a nível da União Europeia, a «4-MA», uma substância sintética com efeitos semelhantes aos das anfetaminas, e para isso recomendou aos Estados-Membros da UE que impeçam a livre propagação em toda a Europa do uso desta droga.

A 4-metilanfetamina – ou 4-MA – já é ilegal em 10 países da UE (Áustria, Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Lituânia, Países Baixos e Reino Unido). Só no período 2010-2012, a sua utilização foi associada a 21 mortes em quatro países da UE.

A proposta apresentada pela Comissão proibirá a produção e a comercialização de 4‑MA, sujeitando-a a sanções penais em toda a Europa. Os Governos dos Estados‑Membros devem agora decidir sobre a adoção destas medidas, através de uma votação por maioria qualificada no Conselho da União Europeia.

A 4-MA é produzida principalmente em pó ou em pasta, mas aparece também em tabletes e sob a forma líquida, frequentemente misturada com anfetaminas e cafeína. É geralmente vendida como uma anfetamina e, por conseguinte, muitos consumidores não se apercebem de que estão a consumir esta substância. Uma avaliação do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) demonstrou que pode causar importantes efeitos nocivos, como hipertermia, hipertensão, anorexia, náuseas, cefaleia, insónia, paranóia, ansiedade e depressão.

 

Números

A UE identificou 73 substâncias deste tipo em 2012, contra 24 em 2009. O acesso a estas drogas está a expandir-se na Internet Segundo um inquérito Eurobarómetro de 2011, 5 % dos jovens europeus já consumiram este tipo de substâncias.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Gangue internacional de assaltantes apanhado em Loulé acusado de 26 crimes

Cinco membros do gangue internacional de assaltantes, que foi apanhado em Janeiro pela GNR

Sul Informação

PJ detém coautor de disparos contra dois homens em Portimão

A Polícia Judiciária deteve o coautor de dois crimes de homicídio na forma tentada,

Sul Informação

Grupo suspeito de assaltar casas e lojas em Loulé acusado de 28 crimes

Cinco homens suspeitos de ter cometido vários assaltos a casas e lojas do concelho