Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

família do ladoE se no próximo domingo, dia 22, recebesse em sua casa uma família imigrante ou autóctone? Esta é a proposta da iniciativa transnacional “Família do Lado”, à qual a Câmara de Portimão, no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante, aderiu pela primeira vez.

No Algarve, participam ainda projetos dos concelhos de Albufeira, Faro, Olhão e São Brás de Alportel.

A iniciativa transnacional “Família do Lado” lança o desafio a famílias imigrantes e autóctones para acolherem em sua casa uma família que não conheçam, constituindo-se pares de famílias para a realização de um almoço-convívio, típico da cultura de cada uma, como forma de acolhimento do “outro”.

Centrado na hospitalidade entre famílias, este projeto dinamizado pelo Alto Comissariado para as Migrações assume-se como «um ato de acolhimento genuíno por parte de quem deseja receber em sua casa e de quem ambiciona ser acolhido, promovendo a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos e comunidades de imigrantes e sociedade de acolhimento, capazes de fomentar a integração dos cidadãos/ãs imigrantes na sociedade portuguesa».

O almoço-convívio “Família do Lado” realiza-se no dia 22 de novembro, pelas 13h00, em simultâneo em Portugal, Espanha, Cabo Verde e República Checa, país onde a iniciativa surgiu pela primeira vez, em 2004, e tem vindo a reunir participantes de 50 países diferentes, com Portugal a registar o maior número.

No Algarve, Portimão aderiu este ano à iniciativa, em parceria com o Programa Escolhas – Mergulha Por ti (mão), do Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, e, até ao momento, conta já com seis pares de famílias inscritas, constituídos por uma família imigrante e outra autóctone, reunindo à mesma mesa portugueses, angolanos, ucranianos, moldavos, brasileiros e cabo-verdianos.

Família do Lado em 2015A iniciativa está aberta à participação de famílias imigrantes e famílias autóctones residentes que desejem contribuir para o processo de integração dos emigrantes residentes em Portugal, sendo que, por famílias entende-se, pais e crianças, casais, pelo menos duas pessoas ligadas por laços familiares (ex: avô e neto, mãe e filho, irmãos), não estando excluídas famílias unipessoais.

A inscrição pode ser feita na qualidade de Famílias Visitantes, Anfitriãs ou ambos os papéis, ficando neste último caso, ao critério da organização local, a melhor opção em função do número de pares a constituir.

Para quem não puder inscrever-se enquanto família, nomeadamente por trabalhar na área da imigração e já estar sensibilizado para estas questões, poderá inscrever-se enquanto Assistente – elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, desde a inscrição até ao dia do encontro, fazendo parte do almoço.

Os interessados podem ainda inscrever-se e obter toda as informações necessárias junto da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, através do telefone 282470731 e do email divisao.habitacao@cm-portimao.pt.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Homem que violou criança de seis anos em Portimão foi detido

  Um homem de 44 anos suspeito de ter violado e abusado sexualmente de

Sul Informação

Aquário traz harmonia e luz aos doentes da Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Portimão

Foram precisos três dias de trabalho intenso da equipa de voluntários da equipa Aquariofilia.Net,

Sul Informação

PJ apanha 2,1 toneladas de haxixe e detém 7 durante descarga noturna em praia de Sagres [com fotos]

A Polícia Judiciária apanhou, esta madrugada, 2,1 toneladas de haxixe e deteve sete homens,