E se no próximo domingo, dia 22, recebesse em sua casa uma família imigrante ou autóctone? Esta é a proposta da iniciativa transnacional “Família do Lado”, à qual a Câmara de Portimão, no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante, aderiu pela primeira vez.
No Algarve, participam ainda projetos dos concelhos de Albufeira, Faro, Olhão e São Brás de Alportel.
A iniciativa transnacional “Família do Lado” lança o desafio a famílias imigrantes e autóctones para acolherem em sua casa uma família que não conheçam, constituindo-se pares de famílias para a realização de um almoço-convívio, típico da cultura de cada uma, como forma de acolhimento do “outro”.
Centrado na hospitalidade entre famílias, este projeto dinamizado pelo Alto Comissariado para as Migrações assume-se como «um ato de acolhimento genuíno por parte de quem deseja receber em sua casa e de quem ambiciona ser acolhido, promovendo a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos e comunidades de imigrantes e sociedade de acolhimento, capazes de fomentar a integração dos cidadãos/ãs imigrantes na sociedade portuguesa».
O almoço-convívio “Família do Lado” realiza-se no dia 22 de novembro, pelas 13h00, em simultâneo em Portugal, Espanha, Cabo Verde e República Checa, país onde a iniciativa surgiu pela primeira vez, em 2004, e tem vindo a reunir participantes de 50 países diferentes, com Portugal a registar o maior número.
No Algarve, Portimão aderiu este ano à iniciativa, em parceria com o Programa Escolhas – Mergulha Por ti (mão), do Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, e, até ao momento, conta já com seis pares de famílias inscritas, constituídos por uma família imigrante e outra autóctone, reunindo à mesma mesa portugueses, angolanos, ucranianos, moldavos, brasileiros e cabo-verdianos.
A iniciativa está aberta à participação de famílias imigrantes e famílias autóctones residentes que desejem contribuir para o processo de integração dos emigrantes residentes em Portugal, sendo que, por famílias entende-se, pais e crianças, casais, pelo menos duas pessoas ligadas por laços familiares (ex: avô e neto, mãe e filho, irmãos), não estando excluídas famílias unipessoais.
A inscrição pode ser feita na qualidade de Famílias Visitantes, Anfitriãs ou ambos os papéis, ficando neste último caso, ao critério da organização local, a melhor opção em função do número de pares a constituir.
Para quem não puder inscrever-se enquanto família, nomeadamente por trabalhar na área da imigração e já estar sensibilizado para estas questões, poderá inscrever-se enquanto Assistente – elemento crucial no acompanhamento de cada par de famílias, desde a inscrição até ao dia do encontro, fazendo parte do almoço.
Os interessados podem ainda inscrever-se e obter toda as informações necessárias junto da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, através do telefone 282470731 e do email divisao.habitacao@cm-portimao.pt.