Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ponto Abastecimento Elétrico Rápido GalpA instalação de postos de carregamento rápido para veículos elétricos em estações de serviço de Palmela, Alcácer do Sal e Aljustrel (A2)  e de Loulé (A22) começou hoje e deverá estar concluída «dentro de duas semanas», anunciou o secretário de Estado do Ambiente José Mendes esta segunda-feira, em Faro.

Uma aposta que permitirá que a viagem até ao Algarve, em viaturas 100% elétricas, se faça de forma célere e sem sobressaltos. Mas, chegados à região, os visitantes ecológicos poderão ter algumas dificuldades em garantir energia para os seus veículos, já que os pontos de carregamento escasseiam e estão longe de ser tão eficientes como os que estão agora a ser instalados, que permitem ter uma bateria repleta em apenas meia hora.

«Os pontos de carregamento que existem são incipientes e demoram 3 horas  a carregar um carro. É bom que estejam na autoestrada, mas também é bom que passem logo à fase seguinte, que é colocá-los nas localidades. Eu estou à espera de dois em Tavira», revelou o  presidente da AMAL e edil tavirense Jorge Botelho.

Tanto o membro do Governo, como o dirigente da Comunidade Intermunicipal do Algarve falaram à margem da cerimónia de assinatura do protocolo para a criação de um plano para a mobilidade urbana sustentável, que juntará os 16 municípios da região e dezenas de entidades públicas e privadas ligadas ao setor dos transportes.

José Mendes, talvez por ter uma visão mais centralizada da questão, não escondeu o seu entusiasmo com a perspetiva de ver «pessoas a vir até ao Algarve com a garantia de que têm postos de carregamento dentro dos limites de autonomia dos veículos elétricos».

«Nós temos o projeto de instalar 50 postos de carregamento rápido em vários pontos do país, nomeadamente em algumas cidades e em algumas autoestradas do país. Já foram encomendados, o investimento foi feito e decidimos que era prioritário fazer a instalação dos primeiros carregadores rápidos em autoestrada no caminho para o Algarve. As obras no terreno começaram hoje mesmo», anunciou o secretário de Estado do Ambiente.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita

Sul Informação

Escola EB 2,3 do Montenegro venceu concurso «Vamos dar vida aos resíduos» da ALGAR

A escola EB 2,3 do Montenegro (Faro) venceu o concurso escolar «Vamos dar vida