Marta Temido, ministra da Saúde, vai inaugurar este sábado, 1 de Dezembro, às 14h30, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Golfinho, instalada na sede do Centro de Saúde de Faro.
Esta nova USF, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central da Administração Regional de Saúde do Algarve, «reúne uma equipa multiprofissional, composta por oito médicos, oito enfermeiros e sete assistentes técnicos e vai abranger um total de 15.200 utentes do concelho de Faro, incluindo a sede em Faro e o Pólo de Estoi, sendo que vai permitir alargar a cobertura assistencial com a atribuição de médico de família a mais 5.469 utentes», diz a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
Com horário de funcionamento das 8h00 às 20h00 na sede, em Faro, e no pólo de Estoi, das 8h00 às 16h00, todos os dias úteis, a USF Golfinho vai reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade, «disponibilizando a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, para garantir mais acessibilidade, maior proximidade e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro, contribuindo para uma maior obtenção de ganhos em saúde».
Com a entrada em funcionamento da USF Golfinho, encontram-se neste momento em atividade 16 Unidades de Saúde Familiar no Algarve (três no ACeS Barlavento, nove no ACeS Central e quatro no ACeS Sotavento). Destas, oito são em Modelo B e sete em Modelo A.