Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A GNR desmantelou um grupo que se dedicava a roubar máquinas de tabaco de estabelecimentos comerciais algarvios, constituiu arguidos sete suspeitos de estarem envolvidos nos crimes e apreendeu diverso material roubado.

Na quarta-feira, elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portimão cumpriram três mandados de busca domiciliária e dois de busca em veículos, que visavam oito indivíduos suspeitos.

Nas buscas, feitas na sequências de um assalto que teve lugar na terça-feira no sítio do Rasmalho, a GNR recuperou a máquina furtada e apreendeu «cerca de 150 maços de cigarros, 4 televisores (LCD/Plasmas), 4 computadores, 10 telemóveis, duas viaturas e diverso material relacionado com construção civil, para além de outros artigos cuja origem ainda se investiga».

Quanto aos membros do grupo, são «quatro homens e quatro mulheres, que têm relações de parentesco entre si e idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos, sendo que sete foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, enquanto um deles foi inquirido na qualidade de testemunha», revelou a GNR.

Para além de dinheiro e tabaco retirado do interior das máquinas, os assaltantes tinham por hábito roubar igualmente televisores e, em alguns dos casos, géneros alimentícios, como carne e mel.

Os crimes, que aconteceram um pouco por todo o Barlavento algarvio, registavam-se com maior incidência nas localidades da Mexilhoeira Grande, Figueira, Rasmalho, Monchique e Portelas, concelhos de Portimão, Monchique e Lagos.

«O modus operandi utilizado pelos suspeitos consistia no arrombamento das portas ou janelas dos estabelecimentos comerciais (cafés e restaurantes) acedendo assim às máquinas de tabaco existentes no seu interior. As máquinas eram depois arrombadas no local, ou, em alguns casos, subtraídas na sua totalidade, vindo a ser localizadas abandonadas e totalmente destruídas em zonas de mato», disse ainda .

«Com esta acção, o Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana acredita ter dado um forte golpe neste tipo de crime, sendo que as investigações irão continuar a cargo da Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portimão da Guarda Nacional Republicana», referiu aquela força policial.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Polícia Marítima ensinou cidadania marítima e embarque a crianças de Faro

Crianças de Faro participaram numa ação de cidadania marítima e embarque promovida pelo comando

Sul Informação

Gangue internacional de assaltantes apanhado em Loulé acusado de 26 crimes

Cinco membros do gangue internacional de assaltantes, que foi apanhado em Janeiro pela GNR

Sul Informação

GNR apreende 23 plantas de cannabis em Monchique

A GNR apreendeu esta quinta-feira, 20 de Julho, 23 plantas de cannabis, com cerca