A GNR passou multas a 22 multas a campistas e a caravanistas, durante o fim-de-semana, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que estavam fora de locais autorizados para acampar ou estacionar autocaravanas.
Segundo a guarda, «os militares encetaram ações de fiscalização em diversas praias do sudoeste algarvio, nomeadamente nas áreas inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), as quais se prolongaram durante a totalidade do período da manhã».
Os 22 autos de contraordenação «por prática de campismo e caravanismo fora dos locais para tal destinados» serão enviados para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
«Atendendo a que com a chegada do verão é expectável que o fluxo de pessoas na região aumente, o Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana manter-se-á atento à presente temática, incrementando a realização de ações de sensibilização e fiscalização no âmbito desta matéria», refere a GNR em comunicado.
A força de segurança acrescenta que «é interdita qualquer forma de pernoita em área do PNSACV, parque com características particulares que urge preservar e valorizar, sendo o caravanismo e campismo uma atividade que contribui para a transformação do espaço, destacando-se a deposição de lixos enquanto fator de degradação ambiental».
A ação foi levada a cabo pelo Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portimão.