Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Comando Territorial de Faro da GNR vai realizar ações de esclarecimento sobre a prevenção de incêndios florestais  em todo o distrito, mas «principalmente junto da população que reside nos concelhos que apresentam maior área florestal e onde os fatores de risco se encontram mais presentes».

Estas ações vão ser desenvolvidas através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) em coordenação com o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

A GNR diz que vai esclarecer as populações «para a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal».

A Guarda destaca «a necessária e tão importante gestão de combustíveis, procedimento que consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes, fator que constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio».

As ações de esclarecimento realizam-se em colaboração com os municípios algarvios, juntas de freguesia e com associações locais, partindo da premissa «que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger».

A GNR acrescenta que, a partir de 15 de Abril, «serão realizadas ações de fiscalização com o objetivo de corrigir as situações de notório incumprimento, face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível, aplicando-se o competente regime contraordenacional instituído».

A falta de limpeza dos terrenos pode levar à aplicação de multas que variam entre os 140 euros e os 5000 euros, para pessoas singulares, os 800 euros e os 60 mil euros para pessoas coletivas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

GNR prende traficante de cocaína de Quarteira em Silves

Um homem de 31 anos foi detido, esta terça-feira, por tráfico de droga, em

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Helicóptero ajuda a combater incêndio em zona de pasto seco no Patacão (com fotos)

Um incêndio que deflagrou hoje às 15h48, numa zona de pasto seco junto à