Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Lagoa dos SalgadosA Lagoa dos Salgados, no Algarve, vai receber uma atividade de remoção de chorão levada a cabo pela SPEA, Quercus, A Rocha e a Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e do Município de Silves. A atividade está planeada para o próximo 15 de Março, entre as 09h30 e as 18h00. Qualquer pessoa se pode inscrever.

A atividade decorrerá durante o período da manhã e irá consistir na remoção manual do chorão-das-praias (Carpobrotus edulis), espécie invasora já abundante na margem sul da lagoa e no sistema dunar.

Na parte da tarde, será dinamizada uma observação de aves, atividade acompanhada por especialistas conhecedores da lagoa.

A organização explica que «esta ação de remoção do chorão é relevante porque se trata de uma espécie fortemente invasora, que compromete o crescimento das plantas nativas, reduzindo o valor natural das áreas que ocupa».

Segundo Domingos Leitão, coordenador do Departamento Terrestre da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), «esta atividade demonstra o interesse e preocupação das pessoas com a conservação da lagoa dos Salgados».

A lagoa dos Salgados é uma área importante para as aves (IBA) reconhecida pela BirdLife Internacional, devido às populações de aves aquáticas ameaçadas que alberga. É um dos locais de observação de aves mais visitados do país, assumindo hoje um papel estratégico do ponto de vista paisagístico, turístico, educativo e ecológico da região do Algarve.

Apesar de existir fundamentação científica suficiente para justificar a sua classificação, a lagoa dos Salgados e a área da Praia Grande permanecem sem qualquer estatuto legal de protecção.

A Plataforma para os Amigos da Lagoa dos Salgados inclui Organizações Não Governamentais (Quercus, SPEA, LPN, Almargem, A Rocha, e Aldeia), empresas de turismo da natureza (ProAtiveTur, Birdwatching Algarve e Birding in Portugal) e órgão de comunicação social regionais (Algarve 123, Algarve Daily News e Sul Informação), tendo entregue em 2013 ao Ministério do Ambiente uma petição para a proteção do local, que conta com mais de trinta mil assinaturas.

Os detalhes da atividade podem ser consultados no site da SPEA.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita

Sul Informação

Escola EB 2,3 do Montenegro venceu concurso «Vamos dar vida aos resíduos» da ALGAR

A escola EB 2,3 do Montenegro (Faro) venceu o concurso escolar «Vamos dar vida