Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O mês de Outubro foi mais quente do que o habitual na maior parte da Europa, acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Recorrendo a medições de temperatura de superfície do solo obtida por satélite (no inglês Land Surface Temperature – LST), «verificou-se que a anomalia é particularmente pronunciada quando a LST é máxima», ou seja, «durante o dia».

O IPMA acrescenta que a Península Ibérica «apresenta um padrão notável de temperatura máxima, com várias regiões no Noroeste da península onde a LST apresenta anomalias superiores a 7°C».

Durante a noite, também se registaram «valores de LST anómalos, mas não tão elevados». As áreas com valores de LST superiores aos valores médios encontram-se representadas a vermelho, na imagem acima.

A Fração de Cobertura Vegetal observada por satélite (no inglês Fraction of Vegetation Cover, FVC) sobre Portugal evidencia, segundo o IPMA, «o stress térmico a que a vegetação tem estado sujeita, com valores inferiores aos valores médios observados em Outubro na região».

No entanto, «é evidente uma área de grandes dimensões com anomalias elevadas de FVC (< -0,2) nos primeiros 10 dias de Outubro, que corresponde às áreas ardidas dos meses anteriores, enquanto nos últimos 10 dias a destruição da vegetação devido aos incêndios de 15 de Outubro torna-se notória». (ver áreas ardidas no painel inferior direito da imagem acima publicada).

O IPMA explica que «estes resultados apresentam correspondência com os mapas de áreas ardidas fornecidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)». As áreas com menos vegetação que o habitual estão representadas a vermelho na imagem acima.

Aquele instituto adianta ainda que a temperatura da superfície do solo é estimada a partir das radiâncias na banda do infravermelho térmico, medidas pelo sensor SEVIRI a bordo do Meteosat Second Generation a cada 15 minutos, em condições de céu limpo.

A LST não corresponde às habituais medições de temperatura do ar feitas na estações meteorológicas, podendo existir diferenças entre as duas temperaturas de vários °C.

A Satellite Application Facility on Land Surface Analysis, um consórcio liderado pelo IPMA e que faz parte integrante do segmento terrestre da EUMETSAT (European Organisation for Meteorological Satellites), disponibiliza aos seus utilizadores estimativas da LST a cada 15 minutos desde 2004.

sulinformacao

Também poderá gostar

Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (2)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (9)|Rodrigo Serra Diretor Centro Lince|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (1)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (3)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (4)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (5)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (6)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (7)|Minstro do Ambiente Centro Reprodução Lince Silves (8)

Governo investe meio milhão para que linces regressem a Silves em Novembro

A evacuação foi um sucesso, mas já se pensa no futuro e no regresso
Albufeira_praia_calor

Temperatura sobe, mas para valores normais de Verão

Valores serão bem inferiores aos registados no início deste mês de Agosto
segurança social

Segurança Social disponibiliza números para apoiar população afetada pelo incêndio

Há quatro números, conforme o município de residência das pessoas