Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Hospital do Litoral AlentejanoA Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta com mais 24 novos médicos internos, dos quais nove do Internato Médico de Especialidade e 15 do Ano Comum.

A cerimónia de acolhimento ocorreu segunda-feira, às 15 horas, no auditório do Hospital do Litoral Alentejano, sede da ULSLA, em Santiago do Cacém, e contou com a participação do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo e da presidente da Comissão Regional do Internato Médico do Alentejo, entre outras entidades, através de videoconferência, transmitida a partir do Hospital do Espírito Santo de Évora para toda a Região do Alentejo.

Com esta integração, a ULSLA dispõe a partir desta data de 47 médicos internos, dos quais 32 são do Internato Médico de Especialidade, e distribuídos pelas especialidades de Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ortopedia e Medicina Geral e Familiar.

Segundo a presidente do Conselho de Administração da ULSLA, com a vinda de novos médicos internos, “alcançou-se um número nunca antes registado, o qual é muito significativo para a nossa Instituição. Aliás, o ideal seria formar estes 47 médicos e poder contar com a sua fixação na ULSLA, dada a carência de recursos médicos próprios e a perspetiva de futuras aposentações.”

Para o ano de 2015, a região do Alentejo vai contar com 122 novos médicos internos, menos 23 do que no vizinho Algarve.

Criada a 31 de outubro de 2012, ao abrigo do Decreto-Lei nº 238/2012, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) integra, além do Hospital do Litoral Alentejano e da Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Litoral, que inclui cinco centros de saúde (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira) e as respetivas extensões, num total de 27.

A ULSLA tem de responder às necessidades de cuidados primários, hospitalares e continuados da região do Litoral Alentejano, que abrange uma população global de cerca 100 mil habitantes, com um acréscimo de cerca de 20 mil em época estival.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo único de formação médica especializada, teórica e prática, tendo como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização.

Após o ano comum, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de formação específica cuja duração varia consoante a especialidade.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Já há 32 Postos de Saúde a funcionar nas praias do Algarve

32 Postos de Saúde de Praia, distribuídos ao longo da costa algarvia, já estão

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada