Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

cordão humanoVieram de todo o Algarve e mesmo de fora da região, para dar as mãos e formar um cordão humano de protesto contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve. Foi este domingo, na Ilha de Tavira, a culminar o «acampamento anti fóssil» que ali se realizou durante o fim de semana.

No total, participou cerca de uma centena de pessoas, na sua maioria ligadas aos diversos movimentos. Os manifestantes exigiram a revogação imediata dos contratos de prospeção que consideram um risco para o ambiente e para o setor do turismo no sul do país.

No evento de protesto, participaram representantes da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), do Movimento Tavira em Transição, de movimentos de Aljezur e Vila do Bispo, outras organizações ligadas ao Ambiente e também a Associação de Pescadores e Armadores da Ilha de Tavira.

Ao longo do fim de semana, a meia centena de participantes no acampamento distribuíram informação aos veraneantes, promoveram sessões de esclarecimento e aproveitaram também para recolher assinaturas para a consulta pública sobre a pesquisa de petróleo no mar, próximo da costa de Aljezur.

Esta consulta pública, que está a decorrer até 3 de Agosto, sobre o pedido de pesquisa de petróleo no “deep offshore” da Bacia do Alentejo, a 46,5 quilómetros da costa de Aljezur, feito pelo Consórcio ENI/Galp, é, aliás, a prioridade dos movimentos e associações que lutam contra a exploração de petróleo em terra e no mar, no Algarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Tertúlia Farense discute se a Ria, além de Formosa, está segura

A tertúlia Farense volta a reunir-se na quinta-feira, dia 22 de Junho, desta feita

Sul Informação

Escola EB 2,3 do Montenegro venceu concurso «Vamos dar vida aos resíduos» da ALGAR

A escola EB 2,3 do Montenegro (Faro) venceu o concurso escolar «Vamos dar vida