O Guia do Imigrante, publicação que será uma mais valia para os mais de nove mil estrangeiros residentes e a trabalhar na freguesia de Portimão, foi lançado na sexta-feira, dia 30, a culminar o seminário «Imigração e Cidadania Contemporânea».
O lançamento contou com a presença de Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural.
A publicação é, segundo Ana Figueiredo, «um instrumento importante de universalização e democratização do acesso dos serviços públicos», correspondendo «a uma necessidade sentida pelos imigrantes, quando procuram os serviços públicos e privados, na chegada à cidade de acolhimento».
Por isso, o guia tem as informações necessárias, que ajudam à integração social deste grupo, sobre áreas essenciais para quem chega e não conhece a língua ou as leis: direito, saúde, educação.
Esta é uma «plataforma de informação que contribui para o fortalecimento da administração local, na aproximação ao cidadão estrangeiro, visando atender aos interesses da sociedade», justificou Ana Figueiredo.
O Guia, editado pela Junta de Freguesia em articulação com o CLAII, é uma das seis iniciativas que a autarquia tem desenvolvido ao longo do último ano no âmbito da candidatura para a «Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal» do projeto «Acolher Mais e Melhor», do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, que a Junta venceu no ano passado.