Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Guia do Imigrante, publicação que será uma mais valia para os mais de nove mil estrangeiros residentes e a trabalhar na freguesia de Portimão, foi lançado na sexta-feira, dia 30, a culminar o seminário «Imigração e Cidadania Contemporânea».

O lançamento contou com a presença de Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural.

A publicação é, segundo Ana Figueiredo, «um instrumento importante de universalização e democratização do acesso dos serviços públicos», correspondendo «a uma necessidade sentida pelos imigrantes, quando procuram os serviços públicos e privados, na chegada à cidade de acolhimento».

Por isso, o guia tem as informações necessárias, que ajudam à integração social deste grupo, sobre áreas essenciais para quem chega e não conhece a língua ou as leis: direito, saúde, educação.

Esta é uma «plataforma de informação que contribui para o fortalecimento da administração local, na aproximação ao cidadão estrangeiro, visando atender aos interesses da sociedade», justificou Ana Figueiredo.

O Guia, editado pela Junta de Freguesia em articulação com o CLAII, é uma das seis iniciativas que a autarquia tem desenvolvido ao longo do último ano no âmbito da candidatura para a «Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal» do projeto «Acolher Mais e Melhor», do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, que a Junta venceu no ano passado.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Homem que violou criança de seis anos em Portimão foi detido

  Um homem de 44 anos suspeito de ter violado e abusado sexualmente de

Sul Informação

Aquário traz harmonia e luz aos doentes da Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Portimão

Foram precisos três dias de trabalho intenso da equipa de voluntários da equipa Aquariofilia.Net,

Sul Informação

PJ apanha 2,1 toneladas de haxixe e detém 7 durante descarga noturna em praia de Sagres [com fotos]

A Polícia Judiciária apanhou, esta madrugada, 2,1 toneladas de haxixe e deteve sete homens,