O “Encontro Regional dos Cuidados Integrados do Algarve”, subordinado ao tema “Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Algarve – Cuidar em Segurança”, realiza-se a 17 de Novembro, no auditório do Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), em Loulé.
Neste evento estarão presentes, Manuel Lopes, coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados Integrados, que irá realizar uma comunicação subordinada ao tema “Novas Abrangências da RNCCI” e dois elementos da Equipa de Apoio à Coordenação Nacional: Miguel Narigão, que irá falar sobre os “Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental”, e Carla Pereira que abordará o tema da “Funcionalidade na RNCCI”.
Do mesmo constará uma mesa totalmente dedicada à segurança na medicação, com intervenções de Renato Santos, médico da Equipa Coordenadora Regional de Cuidados Continuados Integrados (ECRCCI), e Carminda Martins, farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), relacionadas com a “Qualificação Terapêutica – Benzodiazepinas» e a «Farmacoterapia no idoso”, respetivamente.
Ainda serão abordados temas como o regresso ao domicilio, com comunicações de Sónia Pimpão, da Equipa de Gestão de Altas do CHUA (Faro), e Conceição Simões, elemento representante do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social na ECRCCI, e a “Sobrecarga do Cuidador Informal em ECCI”, com os resultados de um estudo realizado pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento, que será apresentado pelo enfermeiro Marco Sousa, coordenador da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Santo António d`Arenilha, e o enfermeiro João Gil, da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Talabriga.
A experiência da ECCI piloto de Évora «ECCI 24 Évora» será apresentada pela coordenadora Ana Carla Coelho, que virá partilhar os desafios que se colocam às equipas domiciliárias.
O Encontro finalizará com uma mesa dirigida ao Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, com intervenções das Unidades de Internamento do Algarve.
Este Encontro Regional dos CCI do Algarve pretende contribuir «não só para melhorar a qualidade dos cuidados continuados integrados do Algarve como para manter o espírito de equipa e parceria que tem sido apanágio da nossa região».