O Meo Sudoeste foi o Festival de Verão com melhor desempenho mediático nos meios de comunicação social portugueses, durante o mês de Agosto, seguido bem de perto pelo Vodafone Paredes de Coura. No total, o Meo Sudoeste foi identificado em 795 notícias e o Vodafone Paredes de Coura em 1.048.
Apesar do festival de Paredes de Coura ter conseguido um número superior de notícias, o valor mediático dos espaços editoriais ocupados pelo Meo Sudoeste foi maior, particularmente na televisão.
Em destaque esteve também o Sol da Caparica, que ficou em terceiro lugar no ranking, tendo sido referido em 462 notícias.
O Sol da Caparica é o único festival deste ranking Cision sem naming sponsor, o que evidencia ainda mais o mérito desta posição, na medida em que é o único que não pode contar com a grande capacidade de investimento de uma marca comercial na ativação da sua associação ao evento.
No acumulado de janeiro a agosto de 2015, o ranking continua a ser liderado pelo festival NOS Alive.
A “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision” é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).
Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 31 de agosto de 2015, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.
A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas. O período temporal sobre o qual a análise incide é sempre o mês imediatamente anterior à elaboração do ranking