“Modelação espacial aplicada ao Ordenamento do Território” é o tema do workshop marcado para 5 de Fevereiro, que terá o município de Portimão entre 1947 e 2025 como caso de estudo.
O workshop, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, em conjunto com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, começa às 10h00, no Auditório do Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.
Pretende debater a pertinência e demonstrar a “usabilidade” da modelação espacial baseada em Autómatos Celulares, na elaboração de planos e na discussão de políticas locais.
«A simulação baseada em Autómatos Celulares é considerada, na atualidade, como uma das abordagens de modelação espacial mais promissoras para a interpretação e representação da complexidade espácio-temporal da transformação de uso e ocupação do solo e crescimento urbano», explicam os organizadores.
Neste workshop, é também divulgado o resultado de uma tese de doutoramento, que teve por objetivo aplicar um modelo de Autómatos Celulares ao município de Portimão entre 1947 e 2025.
Com entrada livre, a iniciativa destina-se a técnicos da administração central e local, às empresas do sector e a demais interessados no tema.
Este workshop carece de prévia inscrição até ao dia 4 de fevereiro. A inscrição pode ser feita através do telefone 282 480 497 ou do email ana.paiva@cm-portimao.pt.