Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sete movimentos de cidadãos contra a exploração de hidrocarbonetos exigiram esclarecimentos à Agência Portuguesa do Ambiente sobre quais as medidas que vai tomar para «impedir a destruição ambiental do território do ​Algarve e Alentejo Litoral pelas petrolíferas».

Os ativistas anti-exploração de petróleo enviaram um documento a responsáveis da APA, bem como para o Governo, Presidente da República e CCDR do Algarve, onde, além de pedir esclarecimentos, anexa diversos documentos «que abordam o perigo que implica a exploração de hidrocarbonetos» na Costa Sudoeste.

Entre eles, está uma resposta da Unidade de Controlo Costeiro da GNR a uma pergunta dos movimentos. «Informou esta entidade que, apesar do seu parecer estar “incluso no artº 162º da Reforma Aduaneira, e no artº 58º e seguintes do Decreto-Lei nº 38/2005, o local para realização da prospecção e exploração encontra-se fora da Zona de acção”, pelo que não poderá ser sujeito a fiscalização daquela unidade», dizem os ativistas anti petróleo.

O documento é subscrito pelo movimento Alentejo Litoral Pelo Ambiente (ALA), pela associação Rota Vicentina, pelo CEM-Centro em Movimento, pelo grupo Preservar Aljezur, pelo grupo Stop Petróleo Vila do Bispo, pelo Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) e pelo grupo Tavira em Transição.

sulinformacao

Também poderá gostar

37414733_1938602739496050_3093916022801956864_n

Maior caminhada noturna contra o furo ao largo de Aljezur liga Bensafrim à Carrapateira

Há duas versões da caminhada, uma de 22 quilómetros e outra de apenas um...mas
Manifestacao-Petroleo-Faro-CCDR-GD12

Câmaras de Odemira e do Algarve preparam ação no Tribunal Europeu contra furo de petróleo

Município alentejano, em conjunto com os algarvios e uma ONGA vão levar ao Tribunal
Escuteiros belgas na Culatra (2)|Escuteiros belgas na Culatra (1)|Escuteiros belgas na Culatra (3)|Escuteiros belgas na Culatra (4)

Escuteiros belgas viajaram até ao Algarve para ajudar a limpar a Ilha da Culatra

Os jovens voluntários também tiveram a oportunidade de passear e de participar em diversas